Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

Vendo a vida voar!

18 Comentários

bikeakc

Vocês não sabem, mas esse blog tem um conselho editorial. Ou melhor, tem um conselheiro/copidesque/revisor/editor-adjunto que desde o primeiro dia vem trabalhando nos bastidores para me ajudar a manter um padrão de qualidade gráfica e textual além, claro, de bom humor, que é o propósito de tudo que fazemos. Hoje, porém, ele está de folga. Pela primeira vez vou ter que me aventurar a publicar um post aqui sem a sua ajuda.

Ele nasceu de madrugada, completamente cor-de-rosa e careca. Foi logo fazendo xixi em cima de todo mundo. Estava morrendo de fome mas aprendeu rápido que seu destino era mamar e ter uma página na internet. Aos dois meses, sua homepage já tinha dezenas de leitores. Quando ele soube do sucesso, deu gritinhos de felicidade agarrado a um tigre laranja. Desde essa época, seu poder de concentração nos admirava mais do que os olhos azuis. Adorava dormir e chorar em doses quase iguais. Aos três meses, dominou o chocalho e passou a gostar de tomar banho — uma prova de como as pessoas mudam! Tornou-se um ás nas gargalhadas aos quatro meses, começando com segurança sua carreira de conquistador. Para ajudar, nasceram nesse época uns quatro ou cinco fios do famoso cabelo. Aos sete meses, apaixonou-se por um telefone colorido, numa espécie de premonição sobre qual seria seu objeto do desejo treze anos depois. Os exercícios lhe causavam uma certa preguiça, assim como qualquer tentativa de comer coisas diferentes — taí uma personalidade estável! Aos oito meses começou nos estudos da linguagem e não parou mais: hoje sente necessidades extremas de comprar coleções de livros em inglês. Dominou as palminhas aos nove meses e dispensou para sempre a chupeta, num ataque de raiva e sono. Aos onze meses e vinte e dois dias, anotações em seu diário diziam: “anda bem sozinho, quase corre”, “dá tchau”, “aponta com o dedinho”, pede “água, colo, mama, papa”, “encaixa potes e blocos”, “brinca de pique com a mamãe”, “gosta de bonecos de bichos”.

diario11meses

Nos anos seguintes superou alguns traumas: teve o dedo mordido por uma tartaruga no Jardim Botânico, assustou-se com pesadelos com João Ratão (aquele que caiu-na-panela-do-feijão no dia em que deveria se casar com a dona Baratinha), aprendeu a gostar de pipoca, quebrou o braço e entendeu a diferença entre ter pais antropófagos ou antropólogos. Apaixonou-se perdidamente por quebra-cabeças, bichos de plástico, bichos de verdade, gatos, pinturas, desenhos e todas-as-viagens-do-mundo. Aos cinco meses, já demonstrava um amor incomensurável pelos livros. Foi batizado com Dr. Seuss, Lygia Bojunga, Sylvia Orthof, Pippi Meialonga, Pequeno Nicolau, Ruth Rocha… Mas se graduou sozinho com os sete volumes de Harry Potter, enciclopédias Larousse, mitologia grega, Desventuras em Série, quadrinhos, mangás, Senhor dos Anéis e um mundo de volumes. Os novos amores são a música, a fotografia e ver a vida passar voando numa bicicleta!

Nenhum dos seus talentos, porém, supera a sensibilidade para perceber o sentimento do mundo, para olhar nos nossos olhos e perguntar — “Tá tudo bem com você?”

E hoje te respondo: — “Tá tudo bem sim, filho; tá tudo ótimo! Sou a mãe mais feliz do mundo no dia do seu aniversário de treze anos!! Você me surpreende, me encanta e me ensina a ser uma pessoa melhor todos os dias.”

Sobre os desenhos:  Essa é a bicicleta nova-usada que compramos há quinze dias como presente de aniversário adiantado. Desenhei meio correndo, no intervalo entre as voltas que ele dava sem parar. Resolvi deixar todas as tortices e manchas assim mesmo, sem tentar fazer “outro melhor”. Acho que é um bom lembrete para nós dois de que a vida é feita de coisas que funcionam e outras que nem tanto, mas mesmo assim temos que seguir em frente e dar risada. Para desenhar, usei aquarela, canetinhas e lápis de cor. Uma parte fiz ao vivo, mas terminei os detalhes olhando uma foto. O outro desenho é uma página de um dos caderninhos-diários que venho fazendo para o Antônio desde que ele nasceu.

18 pensamentos sobre “Vendo a vida voar!

  1. Pingback: Continue a nadar, continue a nadar | Karina Kuschnir

  2. Oi Karina,
    Lindo texto! Lembrei dos momentos maravilhosos da infância do meu filho.
    Parabéns pro Antônio ! Ele é realmente um menino especial!
    Bj grande
    Lucia

  3. Fiquei impressionada com o desenho da bicicleta, não me parece nada fácil fazer uma bicicleta. O seu filho é um charme quisera eu que um dia ele se apaixonasse por minha neta Isabel e vice versa. Daqui a uns poucos anos sua mãe e eu podemos mexer uns pauzinhos… Mais uma vez parabéns pelo belíssimo texto, desenho e parabéns pelo Antonio e para o Antonio. Beijo MH

    • Querida, muito muito obrigada pela força que você me dá desde o início dessa aventura!!

      Em 4 de março de 2014 22:00, Karina Kuschnir

  4. Kaká,
    só agora deixo aqui um recado pra vc e seu Antônio:
    que belezura- tão rara!- de encontro mãe/filho. Que sortudos vcs!
    Claro que não carece dizer que ADORO tudo o que vc escreve/desenha. Como mencionei anterior/, as minhas quartas esperadíssimas, por causa do futebol na tv, agora se acresceram de mais expectativas. E, neste caso, nunca me decepciono!
    Parabéns sempre, saudades sempre. Bjs em vcs todos aí.

  5. Um post que se desenha no coração. Parabéns!

  6. Querida Karina
    Parabéns para si – mãe – e para o querido António
    Beijos amigos
    Dores

  7. Adorei tudo Karina: o texto, a bicicleta e o lindo diário! Você é muito especial! Beijos mis

  8. Queridos Antonio e Karina,
    Tudo de bom, hoje e sempre!
    Carinho da comadre e dinda, clau

  9. Parabéns Antonio ,pelos 13 anos e pela mãe!! És um privilegiado!!

  10. Karina, adoro os seus textos, são bem humorados e gostosos de ler! Esse último realmente me emocionou. Parabéns pro Antonio e pra você pelos treze anos de maternidade intensa!!! Bj

  11. Tudo e todos muito lindos e sempre tão emocionantes! Imaginem eu, avó, como não fiquei com esse texto !!! Me lembro tão bem do nascimento do Antonio, eu e o vovô Aldair colados no vidro da maternidade para enxergar bem de pertinho o bebê que nos estava sendo apresentado. Parabéns mamãe Karina! Muitos beijos em você e nos seus filhotes.

  12. Lindo, lindo, lindo e eu aqui aos prantos. Beijos

  13. Ahhhhh mds muitoooo obgg mae nem sei o que escrever haha, eu nao sou o melhor filho, voce q é a melhor mae! ❤️❤️❤️❤️ Te amo

  14. Parabéns para esse querido Antônio. Há evidências fortíssimas de que a vida lhe proporcionará maravilhosas experiências, e de que ele proporcionará outras grandes e felizes àqueles que convivem com ele. Beijos para vocês.

  15. Vendo a vida por desenhos lindos! Adorei!

  16. Oi, Kau! Não me lembro se te escrevi antes, mas tenho acompanhado o seu blog e os seus textos e desenhos estão lindos! Esse, então, emocionante! Super parabéns pelo blog e por esses filhos tão queridos!

    Beijão, Duda

Deixe um comentário!

