Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

Planos para 2015

7 Comentários

pipoqueirop

“Minha mãe? Ela é mais bonita do que ela pensa que é.” Essa foi a frase que ganhei de presente do Antônio no domingo. Estou até agora processando, porque aprendi na antropologia que devemos “levar a sério o que dizem os nossos nativos”. Assim ensinava a professora Lygia Sigaud, que não nos deixava respirar se percebesse uma mínima hesitação na nossa convicção etnográfica.

Levar a sério o que dizem os “nativos” (palavrinha simpática se usada com humor, vamos combinar) não é tomar suas ideias como verdades, ela dizia. É pensar sobre o significado dos seus ditos a partir do contexto e das relações envolvidas, isto é, levando em conta quem diz o quê para quem, em quais circunstâncias, tempo e lugar.

“Eu sou mais bonita do que penso que sou?” perguntei, entre feliz e preocupada… “Sim, mãe, é sim!”, ele acrescentou num tom solidário: “Sua auto-estima é que não anda lá essas coisas…”

E ele dizia isso para mim e para si próprio, tenho certeza…

Tudo bem, conheço meia dúzia de pessoas que “se acham” mais do que são. Mas eu e todas as outras precisamos do elogio do Antônio: somos melhores do que pensamos que somos.

Sobre o desenho: Esse desenho foi feito em 2012 quando fui acompanhar um amigo até a estação das barcas, na Praça XV.  Usei canetinha preta e lápis de cor. Escolhi a imagem para esse post em homenagem ao Elias, pipoqueiro que fica em frente ao colégio onde os meus filhos estudam. Faça chuva, faça sol, ele está lá, sorrindo para todos. As crianças atropelam a fila, querem chiclete com pipoca e mate pra ontem, colocam as moedas por todos os lados, e o Elias sempre gentil e de bom humor. Algo me diz que a auto-estima dele é melhor do que a minha. Então, bora parar de frescura e me aprumar para o próximo dia das mães!

 

7 pensamentos sobre “Planos para 2015

  1. O Antônio, ainda tão jovem, parece ter um olhar sensível pra mulher, ainda que, no caso, se trate de sua mãe, o que poderia deixar alguma dúvida- na Kaká- qto ao seu elogio.
    Kaká, vc é LINDONA mesmo, por dentro e por fora tb!!
    Parabéns pra mãe e pro filho tb pela beleza que compartilham com a gente.
    Bjs nos 4 aí.

  2. Excelente, Karina. Pode confiar no seu filho. Ele é muito perspicaz. Abraços Tatá

  3. Antonio tem razão. Karina além de bonita tem bom coração. Além de boa gente é de uma inteligência bem humorada e uma cultura enorme. Habilidosa em mil frentes,: informática, economia, saúde, estética… E
    Generosa… Antonio, você tem sorte! Ou escolheu bem onde aterrissar sua alma nesta vida. Isso já não sei. Só sei que vocês moram no meu coração. Bjs

  4. Querida !!!! Serviu pra mim também o elogio do Antonio. Já ouvi muito o mesmo de um dos meus “nativos” (você é uma mãe maravilhosa). Apesar de retrucar, respondendo não acreditar no dito, adorei.! Benditos filhos nossos! Quem inventou os tais dias comemorativos foi sábio em não criar o DIA DOS FILHOS pois todos os nossos dias são deles!!! Bjo e vamos em frente sendo mais bonitas do que achamos que somos.

  5. Adorei o comentário!!! Que delícia ganhar esse presente do filhote. Sinal que vc criou ele bem. 🙂 Parabéns. Beijão!

  6. Sei que sou suspeito mas o Antônio tem razão, sua mãe é muito mais linda do que pensa, ou tem coragem para pensar.
    Bjssss
    Luiz

  7. Amei!, bora nos preparar para o próximo dia das mães… beijos e lindo o desenho… eu continuo fazendo carinhas…

Deixe um comentário!

