Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

Drawing Land

10 Comentários

setembro2014fb

Imaginem um lugar onde todos andam a olhar para cima e para baixo ao mesmo tempo; onde as pessoas se sentam em banquinhos minúsculos, munidas de seus cadernos e de instrumentos delicados e coloridos. Um lugar onde se pode ficar horas a fio numa atividade silenciosa, sob o sol ou sob a chuva, na calçada, na mesa ou no chão, e ninguém acha estranho. Um lugar em que se pode estar só, mas também se comunicar com facilidade, ainda que não se fale a mesma língua. Um lugar onde cadernos, papéis e cartões passam de mão-em-mão; onde se compartilham técnicas, materiais e ferramentas.

Imaginem um lugar onde não importa a idade, a cor, a religião, o sexo, a renda ou a nacionalidade. Um lugar onde um caderno é o passaporte; onde todos são iguais, mas ao mesmo tempo únicos, com direito a expressar seu olhar íntimo sobre o mundo, com suas cores, sua voz, seu ritmo…

Vocês podem não acreditar, mas esse lugar existe: é a terra do desenho! E eu estive lá na semana passada. Nosso encontro foi em Paraty, cidade histórica do Rio de Janeiro, durante o 5o. Simpósio Internacional dos Urban Sketchers. Foi mágico passar seis dias nessa pequena “Drawing Land” com seus adoráveis 243 habitantes.

Vai demorar para eu processar tudo que aprendi nessa semana. E mais ainda para acreditar na incrível recepção que recebi ao apresentar o projeto sobre antropologia e desenho que venho desenvolvendo. Acho que nunca estive diante de uma platéia que compartilhasse tão intimamente das mesmas motivações.

Aos poucos, prometo que vou publicando aqui no blog mais desenhos e anotações que produzi antes, durante e depois do evento! Abaixo, as primeiras páginas de anotações da excelente atividade de mapeamento gráfico ministrada por Richard Alomar.

richardalomar

Novas da Alice

Eu [brincando de jornalista] — Alice, como você se sente tendo uma mãe que dá palestra em inglês em Paraty?

Alice — Ah, mãe, legal. Mas eu preferia que fosse em Nova Iorque!

E na terça à noite:

Alice — Mãe, preciso faltar a escola amanhã!

Eu — Por que, Alice?

Alice — Ah, porque sim!

Eu [naquele tom de conta-outra] — A-li-ce…

Alice — É o meu Neuer, mãe!!! Ele vai jogar contra a Argentina!

Sobre o desenho: Na parte de cima do calendário de setembro, redesenhei coisinhas que vi em Paraty durante a já mencionada atividade proposta por Richard Alomar. Para a parte de baixo do calendário, fui atrás das portinhas de Paraty que registrei em fotos e achei na internet. Tudo feito com canetinha Pigma Micron 0.05 e colorido com aquarela e lápis de cor Prismacolor.

10 pensamentos sobre “Drawing Land

  1. Pingback: Fevereiro/2016! | Karina Kuschnir

  2. Pingback: Um caderno não é só um caderno | Karina Kuschnir

  3. Love it! What a fun activity it was with Richard. 🙂

  4. Karina, já te tinha dito o quanto delicioso achei esse teu texto. Estou ansioso por ver os outros desenhos que fizeste em Paraty.

  5. Que coisa mais bonita de se ouvir… Alice é nossa ídola!!

  6. É uma experiência muito forte. Não estive lá, mas consigo imaginar. Conheço Paraty e estive no simpósio de Lisboa.

  7. Que delicia visitar por alguns dias a Drawing Land! Um dos grandes momentos da minha vida. Compartilhar com você esta experiência foi incrível, O calendário ficou lindo e cheio de paixão.

    Murilo, adorei te conhecer!!! Quando você vier ao Rio, vamos combinar de desenhar.

  8. Bom demais! Paraty, nessa última semana, foi uma experiência incrível.
    “Drawing Land” ficará para sempre na memória.
    Gostei da cara do Richard – capturou bem as características dele, que foi excelente !
    Também adorei te conhecer e à Nathalia .
    Tadinho do Neuer, levou dois.

  9. Me senti exatamente assim! “Drawing land” é meu lugar favorito no mundo!

  10. Lindo esse calendário, também!!

Deixe um comentário!

