Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

A cor salva!

11 Comentários

out2014-fb

Estamos todos — adultos, crianças & gatos — nos sentindo engaiolados no micro-apartamento provisório. Daí a vontade de desenhar pássaros sem gaiolas para o calendário de outubro. Decidi que não posso abandonar os temas coloridos para esse enfeite-útil das nossas geladeiras. Na falta de boas tiradas da Alice, a cor salva!

Queria aproveitar também para dizer:

Obrigada de verdade a tod@s que têm mandado mensagens e comentários positivos sobre o blog! Sei que não tenho conseguido responder, mas cada linha enviada me dá uma força enorme para continuar com essa ideia maluca de desenhar e escrever toda semana.

Só agora, aliás, me dei conta de que este blog também é uma espécie de trabalho voluntário: tem que ralar muito, ter compromisso (mas não obrigação), acolher as próprias dificuldades e apoiar quem está à volta. Mas o retorno é o máximo: a sensação de se sentir útil!

Tive a sorte de virar voluntária quando fiquei grávida do Antônio, em 2000. Me apaixonei pelo grupo Amigas do Peito, de apoio à amamentação, onde atuei intensamente por 11 anos. Em 2010, com as minhas duas crianças desmamadas, me aproximei do apoio aos animais de rua, ajudando a encontrar lares para dezenas de gatinhos abandonados. Nessas duas atividades, acabei criando os blogs, lidando com muitas pessoas, aprendendo e recebendo muito mais do que pude oferecer, como diz o clichê-super-verdadeiro sobre o tema.

Há uns três anos, mantive as amizades, mas acabei precisando me afastar. Eu ia escrever que foi “por falta de tempo”, mas não. Não rola falta de tempo quando a gente se apaixona por uma causa! A verdade é que… bem, eu me apaixonei sim, mas foi pelo meu namorado. E paixão depois dos 40 é um trem que a gente não pode deixar passar, sô!

Agora que estamos virando um casal normal, com espaço para o resto do mundo, percebo que a vontade de me dedicar a alguma causa está crescendo de novo. Quando eu era “antropóloga da política”, não conseguia nem imaginar misturar trabalho com voluntariado, como muitas amigas que admiro fazem. Mas desde que virei “antropóloga que desenha”, vejo um mundo de possibilidades se abrindo… tenho certeza de que em breve vou conseguir juntar tudo! Deixa só eu me mudar, me aguardem!

E para fechar o post, mais uma brincadeira de casinha! Nunca pensei que ia encarar uma loucura gótica dessas, mas aí está! Graças ao amor pelo futebol da Alice, que conseguiu convencer até o Antônio a jogar com ela, passei uma hora e pouco fazendo esse desenho no último domingo. Depois, já em casa, terminei de desenhar os tijolinhos, acrescentei as sombras e os dois detalhes ao lado, tendo como referência fotos feitas com o celular.

gurilandia

 

Sobre os desenhos: Os pássaros do calendário foram feitos a partir de fotos do Google, com canetinha Pigma Micron 0.005, e coloridos com lápis de cor Prismacolor (não aquarelável) e CaranD’Ache (aquarelável). Tenho a felicidade de ter duas caixas grandes de 72 e 80 lápis cada uma, que considero entre os bens mais valiosos da minha casa! Quase morri uma vez que a Alice levou uma delas para a escola, porque decretou que não podia fazer os trabalhinhos do segundo ano sem aquelas 80 cores diferentes… Alice sendo Alice! (O pior é que eu concordo e me identifico tanto com ela… se a minha mãe tivesse uma caixa dessas, eu ia ser a primeira a tentar “pegar emprestado” e nunca mais devolver…)

O desenho da Gurilândia, uma casa-clube em Botafogo, foi feito com a mesma caneta 0.005 e depois sombreado com a aguada de nanquim que uso na waterbrush Sakura. As crianças votaram para eu deixar preto & branco. Então assim ficou! Mas acho que, no fundo, nós três ficamos com medo de que eu não acertasse nas cores e “estragasse” o desenho. Descobri no encontro de Paraty que muita gente tem esse medo… Bora enfrentar.

 

 

 

11 pensamentos sobre “A cor salva!

  1. Pingback: Estilo copiativo | Karina Kuschnir

  2. “Mas desde que virei “antropóloga que desenha”, vejo um mundo de possibilidades se abrindo”. É o máximo que se pode dizer da actividade de desenhar. E os desenhos estão cada vez melhores. E mais pessoais. E o blogue é uma delícia semanal. Beijo.

  3. perdi uns posts porque estava viajando e hoje me deparei com esse. Lindo!! Continue sempre, don’t ever stop writting and drawing, beijos

  4. Desenhos lindos! Blog lindo!!! ❤ Simplesmente encantada!! Seguindo desde já!

  5. Karina,
    Após ler esse post, precisava te dizer que acompanho você – em silêncio- toda semana com um enorme prazer. Gosto de muito poucas coisas na internet e você é minha predileta. Pela delicadeza com que você olha o mundo, depois desenha e divide conosco. Por sua influência, comprei um caderninho e umas canetinhas de nanquim. Ainda não as usei, mas eu chego lá! Afinal, eu fui um dia uma arquiteta.
    Um beijo e obrigada pela generosa companhia.
    Cecília

  6. Lindo desenho, Karina.
    Bj e saudades, Glaucia

  7. Adorei também e agora me esforcei para registrar aqui, já que todos os meus elogios estão chegando até você apenas por e-mail (parafraseando K., sou uma “socióloga de e-mail”, mas fã desse blog)

  8. Adorei a Gurilândia! Sempre que leio suas postagens me da uma vontadinha de desenhar… mas acabo me convensendo de que já passou o tempo de aprender e a vontade fica de lado… bora enfrentar esse medinho também!

  9. Ler seus textos já é um grande prazer que se incorporou aos meus hábitos virtuais. Não bastasse isso ainda me presenteia com seus desenhos sempre originais e interessantes.
    Estou pensando dar cor a uma série de pássaros que fiz em agosto , para imprimir como cartões postais, mas, assim como muitos, também tenho receio de não dar certo.
    Abraços

  10. Oi Karina! Parabéns pelo trabalho. Que bcana sua história de ser uma antropóloga que desenha! Bem legal!
    Boa sorte com a mudança!
    Abraço
    Cláudia

  11. Adorei os desenhos e o texte, como sempre.E concordo: muita gente tem esse medo de “estragar” o desenho com cor, sobretudo se passou muito tempo a fazer o desenho. Pelo menos é o meu caso.

Deixe um comentário!

