Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

Domingo no parque

12 Comentários

parqueguinle002 parqueguinle003

Quando o Antônio era pequeno, eu vivia fazendo planos de programas ao ar livre.

Eu dizia: “Filho, o que você prefere: praia ou parque? Vamos sair, está um dia lindo!”

E ele, sempre: “Livraria!”

Quando a Alice nasceu, renovei minhas disposições e até ficamos sócios de um clube. Logo estávamos numa loja comprando raquetes e bolas de tênis. Vamos nos mexer, vamos jogar! Compadecido de mim, o agora filho-mais-velho, aos seis anos, vaticinou:

— Mãe, nós nunca vamos ser um família esportiva.

E eu toda animada, dizendo deixa disso, filho, o importante é se reinventar.

Mas onde estão mesmo aquelas raquetes? Ai, mofaram junto com os pés-de-pato… Quem mandou ser aquela que sobrava na escolha dos times de volei do colégio, da perna fina, se escondendo quando a bola vinha e ouvindo a professora de educação física dizer mentalmente “porque-você-não-é-igual-à-sua-super-atlética-irmã”?

Como a verdade dita na hora certa, a frase do Antônio virou um bordão cômico no nosso repertório familiar:

— Mãe, nós nunca vamos ser uma família esportiva.

A Alice chegou para energizar bastante, é verdade. Mas a preguiça matinal dela não é, digamos, muito compatível com um futuro atlético. A ver. Antônio agora faz pilates e eu, que até aprendi a correr em 2011, tenho tentando caminhar várias vezes na semana (e não vou dizer quantas porque não me iludo — Vovó Trude já dizia: “só se desilude quem se ilude”, o que vale para muita coisa!).

Essa introdução toda foi para vocês entenderem o sacrifício de estar domingo às 9:30h num parque! Só mesmo a combinação jardim, livro, aula e material de pintura! Nada esportivo…

A boa causa era comemorar os cinco anos do Atelier Chiaroscuro (onde faço curso de aquarela) e, de brinde, assistir a uma aula de história da paisagem, com a professora Chiara Bozzetti — além de comer, desenhar e pintar. Foi uma conversa ótima sobre percepção visual, história e arte.

Desafio mesmo era a segunda parte. A professora dizendo: agora vamos olhar à nossa volta e pintar uma paisagem!

Oops, essa parte eu posso pular? Já me deu uma preguiça dos tempos da aula de volei… E fugi para perto dos patos, gansos ou sei lá que aves barulhentas eram aquelas.

Eu sempre posso dizer que sou míope, né? E não tem lente que corrija direito cinco graus de miopia… Quem diz o contrário está querendo te vender óculos mais caros!

Enfim, os patos foram a minha não-paisagem. (Eu me daria 4,0 por incompetência e por fugir do tema.)

Nova página com o materiais! – Já está no blog a nova página em que vou juntar os materiais que utilizo. Segue a contribuição dessa semana!

waterbrush mini

Pincél de água (waterbrush) Kuretake – Comecei a namorar esses pincéis de aquarela por causa dos livros e vídeos do Danny Gregory. Já tive vários, mas os da marca Kuretake são os meus preferidos. Além das pontas em vários tamanhos (firmes e macias na medida certa), eles têm uma válvula que faz com que a água escorra devargazinho para o pincel. Infelizmente, as cerdas se desgastam (principalmente a pequena, minha preferida). Por isso, estou sempre precisando de um novo… [Para este desenho, insisti em usar o papel Arches cold press. Foi uma tragédia de difícil, porque é um papel rugoso, que gruda no pincel. Além disso, fica cinza quando escaneado… Definitivamente não é papel para mim.]

* 5 Coisas impossivelmente-legais-bonitas-interessantes-ou-dignas-de-nota da semana:

* Ganhamos uma letra B gigante feita de papel-machê pela super-plus-fox-english-teatcher Roberta Ferro. Está no meio da sala fazendo a festa dos gatos.

* A exposição Álbum de Família, no Centro Municipal de Arte Helio Oiticica tem muitas coisas legais, mas os quadros da Leonora Weissmann me impactaram: lindos, técnicos, inteligentes, bem-humorados. Depois fui ao site dela e fiquei mais maravilhada ainda.

* Um trabalho que fiz nas férias está começando a aparecer, devagarinho… Não vejo a hora de compartilhar com vocês o projeto inteiro! Que felicidade ser parceira da Genifer Gerhardt. Foi transformador para mim.

* Inauguração da exposição No caminho da miçanga, no Museu do Indio, sob curadoria da antropóloga Els Lagrou, minha colega de departamento no IFCS/UFRJ. Que lindeza sem tamanho ver todas as peças juntas, cada uma mais delicada do que a outra. Vou voltar para ler direito as explicações, assistir aos vídeos e estudar as formas e cores.

* Alice começou a fazer aula de violão! Difícil é não esmagá-la de tanta fofura quando ela treina as escalas…

Sobre os desenhos – Do topo do post, desenhos feitos no caderninho Laloran. Na página dos patos, desenhei direto com pincel e aquarela Winsor & Newton, tentando captar os bichos em movimento mesmo. Depois, em casa, acrescentei algumas linhas com caneta nanquim descartável (Unipin 0.2) e repintei algumas áreas do fundo e de sombras. Na página seguinte, minhas anotações da aula no parque feitas com a mesma caneta e coloridas no local com aquarela. As sombras e o estojo do Durval foram feitos já em casa… é muito detalhe para fazer no desconforto do parque!

12 pensamentos sobre “Domingo no parque

  1. Karina,

    Morri de rir com o post. Sensacional, alegrou minha manhã de sexta-feira.
    E o desenho dos patos está LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Eu amo aquarela!!!
    Quem sabe um dia me aventuro!
    beijo grande.

    Inês

    • Que legal seu comentário, querida! muito obrigada!! Se aventure sim, que a vida é uma só!! beijos

  2. Adorei, Kau! (e me identifiquei totalmente, hahaha) Beijos!

  3. Karina, os seus textos são deliciosos, tão doces e pessoais! Adorei o comentário do seu filho, essa pérola de “insider’s view” que só as crianças conseguem produzir. E a aguarela dos gansos ficou linda!
    Um abraço de Portugal

    • Obrigadíssima pelo comentário tão gentil, Miu!!! Os filhos são fogo… eles sempre apontam quando o rei está nu! Que bonito seu blog: já acrescentei na minha lista do Feedly. abraços atlânticos para ti!

  4. eu queria um neto ratinho de livraria…pode me mandar o Antonio, viveremos na Travessa bem em frente ao meu consultório. Quem não nasceu para esporte não adianta! Lembrei-me que quando criança fui descartada do volei no colégio porque meus pulsos são fininhos demais. Aliás pela tabela do ortopedista são abaixo da linha de “normalidade”. Combinam com suas pernas, vai ver somos mesmo da mesma família. Beijos e adorei os patos.

    • querida, muito obrigada pelo comentário! empresto o neto quando vc quiser! que engraçada a história dos seus pulsos! naquela época era só volei, né? somos da mesma família sim! beijos

  5. Já sei porque passei o dia de hoje com o corpo quebrado. É que só abri o blog da Karina às 17:30h. Impressionante! Além do post atual fiquei fuçando seus posts antigos – lindos – e estou completamente relaxada e pronta pra ainda escrever alguns textos.

  6. Muito bom, eu gostei daqui por que você coloca muitas imagens dos seus desenhos e aquarela é uma coisa que passei a admirar nada tende a ver com o nome do meu blog, sempre foi interesse meu desenhar e descobri na aquarela algo esmaecente, com aspecto de sonho bom, colorido e delicado.
    Poderia me indicar materiais tipo pincéis e papeis para pintura em aquarela, além de tintas e tudo mais? Sou do tipo iniciante que nunca pintou nada a não ser rabiscos com lápis e caneta bic.
    Abraço!!!

    • Olá! muito obrigada pelo comentário! Para começar, sugiro você comprar um conjunto de aquarelas Pentel e um bloco de aquarela Canson (capa azul). São materiais mais acessíveis para iniciar. Tem muitas aulas gratis no youtube, mas o mais legal é encontrar uma aula presencial ou um grupo de amigos para praticar. Boa sorte!

Deixe um comentário!

