Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

Como não escrever uma carta para a seleção de mestrado

21 Comentários

cartap

Aos membros da Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Ainda-Não-Sei-Qual

Prezados professores e professoras,

Minha graduação está acabando e não sei o que fazer. Eu trabalhava numa loja, ganhava bem, mas não dava para passar a vida lá. Amo teatro, já fiz o figurino de duas peças, mas acho que não nasci para isso… Quando era mais nova, adorava fotografia – cheguei a ter um laboratório em casa e ganhei um dinheirinho. Mas passou. E tocar violão (mal) não conta, eu sei.

A faculdade, que teve um começo glorioso, com monitorias e médias ótimas, lá pelo sexto período, tinha chegado à lanterna da minha agenda. A vida era sexo-drogas-e-rockn’roll. O coração sempre aos pulos, o corpo em processo de descobertas, os destinos se cruzando para lá e para cá. Como alguém consegue focar na carreira, se apaixonar várias vezes e ainda casar no Circo Voador? Era assim. Entre um final-de-semana e outro, os professores me diziam para tentar um estágio. Estudante de jornalismo, meu sonho era o curso de verão da editora Abril ou o programa da Folha de São Paulo. Não passei em nenhum dos dois… Ganhei prêmios de consolação: uma vaga na antiga rádio Jornal do Brasil ou um estágio no departamento de fotografia do Globo? Escolhi o JB. (E se escrever matérias jornalísticas contasse como publicação para o currículo, essa experiência teria me valido dezenas de produções, juro.)

Minha sorte foi que no último ano da faculdade tive mestres encantadores. Uma professora de antropologia, um professor de história e uma professora de filosofia – todos na época alunos de pós-graduação – me trouxeram de volta o fascínio pelas ideias e pelos livros. Ninguém na minha família tinha mestrado, exceto por uns primos distantes por parte de pai (mas esses não contam, porque desde pequena eu ouvia que eles eram gênios e eu não).

Pela professora de antropologia, fiquei sabendo que a tal “bolsa de mestrado” não era só para não pagar o curso: era uma remuneração para o aluno se dedicar. Fiquei tão animada! Eu não tinha ideia de que isso existia. Meus irmãos e minha mãe não acreditaram.*

Não vou mentir. Tive apenas três meses para me preparar para essa seleção. E ainda precisei correr atrás de professores importantes para me dar duas cartas de “recomendação”. Eu não conhecia ninguém da área. O mais perto que eu tinha chegado de um antropólogo-doutor tinha sido durante um programa na rádio JB. Não dava para pedir uma carta para o cara! A única opção era a coordenadora do meu curso de graduação, uma professora-doutora muito séria e cética. Ela fez a carta, mas me entregou com um olhar de pena… daquele que diz: não se iluda, você não vai passar. Ok, mas vou fazer mesmo assim, obrigada: “Coragem é quando você sabe que está derrotado antes mesmo de começar, mas começa assim mesmo, e vai até o fim, apesar de tudo.”**

Tive essa coragem porque me convenci de que, se eu não passar, tudo bem, que mal vai fazer? Mas ainda faltava a outra carta… Essa foi a melhor, leiam com carinho. Mesmo sabendo que havia o risco de não valer muito, pedi a recomendação para aquela professora que era mestranda em antropologia. E ela não só escreveu, como se ofereceu para me ajudar com os textos da bibliografia da prova de seleção, porque não entendi um monte. Sei que eu não deveria escrever isso aqui… Mas não posso levar o crédito sozinha. A verdade é que, sem as nossas conversas e a inteligência dela (de gênia), vocês nem estariam lendo essa carta (porque eu não teria a menor chance de passar na prova escrita).

Queria acrescentar que sou uma pessoa muito focada, mesmo sem ter nascido desejando fazer essa pós-graduação. É, não vou mentir: nasci querendo mamar na minha mãe. Depois quis andar e falar – fui até bem precoce, segundo me contam (mas aprendi a ficar quietinha nas aulas, podem deixar). Fui para a escola muito nova e nunca fiquei de recuperação. Isso conta, não é? Ah, outra coisa boa: depois que aprendi a ler, não larguei mais os livros. Tudo bem se for livro de romance, poesia, teatro, correspondência, biografia, viagem? Porque só aprendi a gostar dos acadêmicos mais tarde… E mesmo assim, com alguns ainda durmo no meio – quer dizer, só nos chatos, como os de história da época do colégio.

Confesso que ainda não sou tão disciplinada para ler os textos de antropologia como gostaria. Mas estou melhorando! No início dos estudos para essa prova, eu precisava beber três coca-colas diet para ficar acordada (resquício da era das drogas…). Agora já consigo ler um texto inteiro sem beber nada. Quer dizer, se for um texto em português, mas já é um progresso. As línguas estrangeiras estão meio aos trancos e barrancos… Achei melhor deixar para estudar depois pois não são eliminatórias. Sou uma pessoa prática, isso é bom? Prometo que vou me esforçar ao máximo, porque a bibliografia em francês e inglês não está fácil não. Só não consigo estudar na hora de Pantanal, mas isso vocês perdoem, porque até o meu não-namorado (ele não é meu namorado mas eu queria que fosse) concorda: a novela é muito boa!

Apesar de todos esses defeitos, acredito que sou uma boa candidata para esse curso de mestrado sim. Posso não ser muito expert nos assuntos técnicos de ciências sociais, mas sou determinada. Também não tenho tanta concentração quando gostaria – ainda! E lembram do jornalismo e da fotografia? Pois é, eu só gostava de entrevistar e fotografar pessoas. Não acham que isso pode ser um indício de que darei uma boa antropóloga?

Agora, sério. O principal é que amo ler, escrever e aprender. Isso conta.

Torcendo por mim,

Karina Kuschnir

* Explicação para o leitor de 2015: não existia internet na época.

** A frase sobre a coragem é do livro O sol é para todos (To kill a mockingbird), de Haper Lee (ed. J.Olympio), p.148.

Esse post é dedicado ao Vinícius e ao Pedro, dois queridos que estão deixando o LAU/IFCS para voar por aí…

Também queria comemorar que atingimos 100 mil visitas aqui no blog! Esse número é muito pequeno no mundo da internet, mas é gigantesco pra mim, que comecei escrevendo só para mim mesma e para alguns amigos. Ando lendo blogs antigos na internet e ontem mesmo conversava com o autor de um deles, elogiando a sua coragem de escrever coisas pessoais. Ele me disse: por que não? Nossa conversa acabou me fazendo tirar essa carta dos rascunhos. Como diz o Caetano, tá combinado: “é tudo só brincadeira e verdade”!

E para quem se interessa pelo mundo acadêmico, o blog tem outros textos sobre minhas experiências… nos truques da escrita, na elaboração de projetos, nas defesas de tese, nas dores de não passar, na falta de tempo, no ensino de antropologia e desenho, no aprender a desescrever, nas agruras de ser doutoranda, na vida dos alunos, no sorriso do professor, nas lições da vida acadêmica, na importância de não ser perfeito e nas muitas saudades de Oxford 1, 2, 3 e 4!

Sobre o desenho: Carta inspirada em envelopes verdadeiros que guardei dos anos 1990. Fiz o contorno a lápis primeiro, depois fiz o carimbo-selo com canetinha Pigma Micron vermelha e azul 0.1, com alguns detalhes em lápis de cor (também utilizado para o carimbo DH, que não sei o que significa). O restante foi todo feito com aquarela.

Você acabou de ler “Como não escrever uma carta para a seleção de mestrado“, escrito e ilustrado por Karina Kuschnir e publicado em karinakuschnir.wordpress.com. Se quiser receber automaticamente novos posts, vá para a página inicial do blog e insira seu e-mail na caixa lateral à direita. Se estiver no celular, a caixa de inscrição está no rodapé. Obrigada! 🙂

Como citar: Kuschnir, Karina. 2015. “Como não escrever uma carta para a seleção de mestrado”, Publicado em karinakuschnir.wordpress.com, url: http://wp.me/p42zgF-ie. Acesso em [dd/mm/aaaa].

21 pensamentos sobre “Como não escrever uma carta para a seleção de mestrado

  1. Pingback: A vida simbólica dos objetos – ideia para aula lúdica (2) | Karina Kuschnir

  2. Pingback: Mente selvagem: dicas de escrita de Natalie Goldberg | Karina Kuschnir

  3. Pingback: 25 dicas para revisar textos acadêmicos (de trás pra frente) | Karina Kuschnir

  4. Pingback: Brincando de pesquisar – ideia para aula lúdica | Karina Kuschnir

  5. Pingback: Tese sem CEP. Será que dá tempo? (Parte 2/2 – Cronograma) | Karina Kuschnir

  6. E essa professora mestre, qual o seu destino? Você virou colega de trabalho dela depois?

  7. Eu adorei, adoro e serei sempre uma das leitoras do seu blog, mesmo que ele fosse secreto.
    adorei a citação da coragem, leio os comentários, adoro ver quem te ama, reencontrar Cecilia, ver tua mãe orgulhosa de você, meus olhinhos solidários com todas as mães se enchem de lágrimas porque compreendo como é espantoso ter filhos adultos que sabem de tudo muito mais do que a gente, menos isso…
    te amo, hermanita, comadre, amigadospeito, querida…
    bjs clau

  8. Ka, minha querida,

    Parabéns pelo texto ! Acho que você já sabe, mas vou dizer mesmo assim. Você está longe de ser somente uma antropóloga ou desenhista, você já é uma escritora de muito talento.

    Beijos encorajadores, Ale

    >

  9. Lindo texto Karina !!

  10. Pois se eu estivesse na banca, você passaria (com cores voadoras, como dizem os angloparlantes).

  11. Oi Karina,

    ainda bem que nesse mundo de tantos textos curtos, maquiados e sem conteúdo temos o seu relato honesto, assustado e em busca de um caminho. Parágrafos deliciosos e atuais que todo jovem deveria ler e sobretudo os pais e mães, que às vezes exigem demais de seus filhos.

    Eu que já passei pela Pós e tenho filha que também já passou, ficarei com sua cartinha na cartola para qualquer eventualidade.

    Beijão, Cristina Band

  12. Karina, querida, que texto admirável! Admiro a sua capacidade de brincar consigo mesma, dessa maneira tão honesta e corajosa, e, ainda assim, falar coisas muito sérias, que nos ajudam a pensar na vida. Grande beijo, querida. Continue nesse caminho!

  13. Texto maravilhoso, Karina! Seu blog cada vez mais bacana! 😉

  14. Querida Karina, bom dia.

    Eu comecei o meu muito bem lendo esta “cartinha” GENIAL, com frases como: “Coragem é quando você sabe que está derrotado antes mesmo de começar, mas começa assim mesmo, e vai até o fim, apesar de tudo.”**

    Obrigada mais uma vez.

    Bjos

  15. Parabéns pelo blog ! Continuo me encantando pelos seus textos.
    Uma curiosidade sobre o desenho do envelope que voce desconhecia:

    “DH: Depois do Horário
    O carimbo DH colocado nos envelopes pelo Correio significa que a carta foi postada após o horário do expediente normal.
    Neste caso, a carta será encaminhada no dia útil seguinte. Pode aparecer tanto em carimbos individuais, como parte dos carimbos de expedição ou das franquias mecânicas.
    info:www.selosefilatelia.com/Artigosdeterceiros/Album/glossario+de+filatelia.pdf”

  16. Muito bom Karina!!!

  17. Muito bom, a professora que aceitou te ajudar mostra pra você e pra todos nós o que é a antropologia: o ser humano é incrível.

  18. Karina, que maravilha poder ler esse texto hoje. Vou te contar uma história, já fiz um mestrado em Ciências Sociais, terminei o ano passado. Foram muitos momentos de crise, frustração e sensação de estar no lugar errado, mas acabei. E seus textos sobre a vida acadêmica foram de muita ajuda nesse processo, acredite!
    Apesar do trauma (rs), não desisti da pesquisa acadêmica, porque é o que eu gosto, afinal de contas. O caminho mais lógico seria um doutorado, certo? Mas quis mudar. De tema, de área, de país! E não me senti nem um pouco preparada para um doutorado em algo novo para mim e por isso estou aqui, na correria para participar de um processo seletivo pra outro mestrado! Meus amigos que já passaram por isso me dizem que sou louca e talvez eu seja. Mas nada me tira da cabeça que estou no caminho certo. E ler esse seu texto foi como um alívio pra esses momentos que a gente pensa: como eu vim parar aqui? E se sente um pouco confusa. Obrigada.
    Adoro seu blog!

  19. Muito bom e divertido!!! Me lembro muito bem dessa Karininha sapeca e sabida!!! Adorei!! Bjs

  20. Karina,
    leio os textos publicados neste blog e fico encantada pela sua escrita tão leve, pela simplicidade e sinceridade em cada reflexão compartilhada conosco.

    Este ano terminei a graduação em Ciências Sociais, em 2016 ingressarei nas seleções de mestrado e meu coração está ansioso e temeroso com esta etapa.

    Agradeço por trazer leveza em cada texto publicado neste blog.

Deixe um comentário!

