Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

No que acredito

17 Comentários

flordavicampista3

“A vida virtuosa é aquela inspirada pelo amor e guiada pelo conhecimento.”

“Duas pessoas entre as quais haja amor perseveram ou fracassam juntas, mas quando dois indivíduos se odeiam, o êxito de um constitui o fracasso do outro.”

“Não há atalho para uma vida virtuosa, seja ela individual ou social. Para construir uma vida virtuosa, precisamos erigir a inteligência, o autocontrole e a solidariedade.”

“Mas nada se poderá conseguir procurando garantir a segurança de uma parte da humanidade à custa de outra (…). Somente a justiça pode conferir segurança; e por ‘justiça’ me refiro ao reconhecimento da igualdade de direitos entre todos os seres humanos.”

Bertrand Russell, No que acredito, 1925

Essas frases saíram de um livrinho que caiu no meu colo essa semana. Ia dar só uma olhada, mas acabei lendo o pequeno volume inteiro! Que sabedoria a desse filósofo que escreve sobre temas complexos de uma forma tão clara e fácil.

3 Coisas impossivelmente-legais-bonitas-interessantes-hilárias-ou-dignas-de-nota da semana:

* Começou o primeiro semestre da UFRJ, e tenho duas turmas. Senti as mesmas apreensões de sempre: não vou dar conta, estou muito cansada, não tenho mais nada para dizer… Mas o encontro com os alunos e alunas reais foi ótimo. Propus exercícios novos em sala de aula (tanto para a Antropologia II quanto para a turma de Antropologia e Desenho) e acho que deu para nos divertirmos bastante! Depois conto mais aqui, se vocês quiserem — será que alguém tem esse interesse?

* Alice foi eleita representante de turma, junto com uma amiga. Fiquei feliz por ela. Por experiência (Antônio também já foi representante), sei que vai ser um caminho de muito aprendizado. Não é fácil.

* Antônio se apresentou com a peça Vida Severina, do grupo de teatro da escola. Foi lindo, emocionante, surpreendente! E claro que sou totalmente isenta para elogiar. No palco ele nem parecia meu filho!

Sobre o livro: Bertrand Russell, No que acredito, LP&M Pocket (tradução de André Godoy Vieira). Depois fiz uma rápida pesquisa no blog Brain Pickings e achei vários posts legais sobre o autor.

Sobre o desenho: Aquarela feita a partir de uma foto que tirei numa rua perto de casa. A árvore estava linda, toda colorida nesses tons. Estou tentando ser mais consistente no uso do meu diário gráfico, fazendo pelo menos um desenho por dia. Para não ficar de cerimônia, comecei essa nova série no final de um caderno Laloran antigo, detonado, pois tinha sido encharcado de água pelas patinhas do Ulisses… Assim não tem como ter pena de errar ou gastar.  A data no canto direito foi feita com um carimbo muito legal: “mini dater”. Não lembro de onde é o meu, mas consegui comprar com facilidade o refil da almofada de tinta. Para as flores, pintei direto com caneta pincel waterbrush e tintas Winsor & Newton. Estou tentando ser mais solta do que nos meus últimos desenhos com contorno. Aproveitei o momento de uma conversa telefônica matinal para pintar, e acho que a leveza refletiu as palavras sábias da minha amiga parteira: “penso, logo existo; penso demais, logo desisto”!

 

Anúncios

17 pensamentos sobre “No que acredito

  1. “Será que alguém tem interesse?” – Aqui! o/

    • Já tenho tudo escrito — preciso achar um desenho. Prometo postar em breve, Ana! obrigada pelo interesse! 🙂

  2. “Será que alguém tem esse interesse?”
    Olha eu aqui com minha mão levantada, Senhora Professora, eheh! Venham daí esses relatos.

    Lindas suas flores amarelas, Karina! Aqui em Portugal começou agora a Primavera, pelo que é impossível reprimir o desejo de as desenhar. Por coincidência, eu também desenhei na semana passada flores amarelas – mas no meu caso uma magnólia amarela, bastante rara, que finalmente floriu no meu jardim.

    PS – Bertrand Russell rules!

    • Ah, querida, que lindo seu comentário, obrigada! Já tenho a aula escrita, mas tá faltando um desenho! rs Prometo postar em breve! Amo seu blog! Está sempre no meu Feedly 🙂

  3. É muito gostoso ler o que você escreve. Tenho sempre a impressão de que estamos conversando. Sua escrita e como música de qualidade, daquelas que escuramos com muito prazer. Amei seu desenho. Eles sempre são harmônicos, mas esse pra mim foi sentido como uma explosão de beleza e de vivacidade. Parabéns e obrigada pelo prazer que vc me faz sentir.

    • Que comentário lindo — muito, muito obrigada, Sonia! Às vezes demoro a responder, mas cada palavrinha que vocês registram aqui tem um valor enorme para mim. ♥ ♥

  4. No comentário de Claudia Orthof a frase seria – penso logo eis isto? – (em vez de eisto)

  5. No comentário de Claudia Orthof, a frase seria – penso, logo eis isto? – em vez de eisto? C Band

  6. Oi, Karina!
    Por favor, conte dos exercícios na turma! O post “a possibilidade de escutar” inspirou a construção de uma aula de sociologia da educação. E o exercício de 3 minutos em silêncio foi super significativo… =)

    • Que legal saber do exercício do silêncio na sua aula, Juliana! Vou postar hoje a experiência da aula de pesquisa. Depois me conta se você fizer com seus alunos! bj ♥

  7. Oi! Tb comecei na UFRJ e se você (ainda) fica apreensiva com o começo de um novo semestre, imagina eu! Chorei no domingo, mas na terça tava lá e adorei! Bjs amiga é bom 2016.1 pra gente :)) 😘 T

  8. Querida parceira já de tantas parcerias. A frase é ótima, “penso logo eisto, penso demais lpgo desisto”.Mas a verdade é que dela sou apenas parteira, trazendo ao mundo a sua graça. Quem a pariu foi meu camaradinha querido, Glicério do Rosário. Amanhã ele faz aniversário e vou mandar teu blog de presente pra ele♡

  9. Sim, conte-nos mais dos exercícios, Karina!

  10. Conta mais sim dos exercícios com as tumas, Karina!

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s