Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

maioid

Power Up em Maio/2016!

6 Comentários

maio2016p

Vamos fugir | Pr’outro lugar | Baby! | Vamos fugir | Pr’onde haja um tobogã | Onde a gente escorregue | Todo dia de manhã | Flores que a gente regue | Uma banda de maçã | Outra banda de reggae… (Gilberto Gil, Vamos Fugir)

Fizemos tantos planos em abril mas, como diria o Garrincha, esquecemos de “combinar com os russos”! No caso aqui de casa, os “russos” foram nossos corpos e anticorpos… Nas últimas semanas, nós três tivemos duas amidalites, duas contusões, algumas alergias e uma gastroenterite de derrubar, com direito a dois hospitais, várias picadas de agulha e uma tipóia (pra Alice, claro). Nem sei se o pior foram os incômodos físicos ou as horas e horas de espera nas clínicas dos planos de saúde e os gastos com remédios e médicos particulares… Foi um período de aceitar nossos limites. E de agradecer por termos ficado todos bem (eu ainda-quase).

Ausente aqui do blog por conta de tudo isso, pensei muito em vocês que programaram abril para se dedicar a escrever um capítulo da tese ou terminar a qualificação ou escrever um projeto. Secretamente desejei que todos estivessem sãos e fortes! Pior do que se sentir mal é a culpa de se achar incapaz de cumprir as próprias promessas! Sou a primeira dessa fila.

A inspiração para o calendário de maio veio de um vídeo inusitado sobre Corita Kent, uma freira que virou artista! Lá no fim do mini documentário, vi uma imagem criada por ela com a mensagem: “POWER UP” em cores próximas a essas que utilizei. Nas traduções da internet, achei um monte de significados legais para a expressão: energizar, dar força, recarregar, abastecer, ativar! Comecei o calendário por aí e fui atrás de um livrinho que li há uns anos sobre tipografia (Esse é meu tipo: um livro sobre fontes, de Simon Garfield, da Zahar). Me inspirei na Johnston, a primeira fonte considerada popular e de uso cotidiano, famosa por ter sido feita para o metrô de Londres. Minha versão está longe de correta, mas tenho certeza de que o deus-das-fontes-perfeitas me perdoa, só por hoje. Que maio traga um power up e tudo que o Gil fala na música: mais reggae, maçã e tobogã pra todos nós!

Sobre o desenho:  Utilizei canetinha Pigma Micron 0.2 para os contornos, colori com hidrocor Staedtler triplus color (canetinhas amadas vivendo seus últimos dias… chuinf), e fiz sombras com uma ponta pincel da Tombow n.79 (cinza claro quente).

Para o calendário: clique na imagem acima para imprimir em .jpg ou nesse arquivo .pdf

Links: A música do Gil tá aqui. O mini-doc sobre Corita Kent aqui (a imagem Power Up está em 3:33′). Cheguei nele através das dicas sempre ótimas da página Diário Gráfico. Para ver muitos significados de palavras, adoro esse dicionário online. E o livro sobre as fontes — acabei de descobrir — está praticamente de graça no site da editora!

(Por recomendação médica, as coisas-impossíveis ficam para um próximo post!)

6 pensamentos sobre “Power Up em Maio/2016!

  1. Fui ler sobre Corita Kent, achei interessante, mas estou mais para Karina Kushnir, cujos posts me alegram e me organizam internamente. Adorei o título Esse é meu tipo, justo agora que estou procurando fontes para um trabalho. KARINA, estou de volta ao Rio! Bjs e obrigadas mil por este seu blog maravilhosooooo, Cristina Band.

    • Muito obrigada, Cris! Não consigo responder sempre, mas queria te dizer que seus comentários alegram minha alma! ♥

  2. Amei! (retire daí os teus acidentes de percurso) Digo que amei porque, nestes tempos sombrios, manter o humor é condição indispensável para a saúde, e isso eu encontro nos teus posts.
    Sobre as promessas de abril, usando o teu calendário, minha agenda e uns post-its, consegui (ufa!) cumprir muitas das minhas promessas. Listar “primeiro as primeiras coisas”, numa escala de importância e urgência, ajudou muito. Ah, e continuo firme na redução do consumo do açúcar! bjks

    • Que legal, Fernando! Escrever o blog também me ajuda a não esquecer de rir de mim mesma… Apesar dos pesares, fiz um balancinho aqui de abril e cheguei à seguinte conta: dos 18 objetivos que listei pro mês, fiquei satisfeita com 9, não tanto com 6 e não fiz nada em 3. rs Pra um mês cheio de imprevistos, até que não foi tão ruim, né? Força aí no sugar-free! ☺

  3. Obrigado, obrigado por este post! Não há como não nos identificarmos… E obrigado por me apresentar um pouco da Corita Kent. E o calendário está o máximo! Parabéns, mais uma vez. 🙂

Deixe um comentário!

