Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

Dieta eletrônica

8 Comentários

cactariop

“Letting go is one of the most difficult of actions, and yet, letting go is one of the great tasks of adulthood, especially as we age.” (Tara Rodden Robinson)

Fugir de todas as tarefas para desenhar e pintar por duas horas: essa tem sido a escolha mais sábia das minhas últimas semanas. No final de maio, fui ao Cactário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro para fazer esse desenho no caderno de uma amiga que mora em Munique, na Alemanha (daí a dedicatória do lado esquerdo). A paz e a lindeza desse espaço são muito maiores do que consegui captar, mas valeu ter enfrentado meus medos e fazer. Desenhei e pintei lá mesmo, só deixando alguns retoques para terminar em casa.

Escrever sobre essa pausa me lembra do meu maior desafio atualmente: estancar o fluxo de informações, demandas, vídeos e junk-coisas que têm inundado meu dia-a-dia eletrônico. Toda vez que salvo um conteúdo novo no Facebook, ele me lembra, irritante: “você tem 11 links salvos e não abertos essa semana”. De que adianta salvar mais e mais coisas interessantes se não as aproveitamos de fato depois?

Montaigne tinha 300 e poucos livros. Quem sou eu para precisar de milhares de links? Taí, depois de 8 meses fiel à minha opção de vida-sem-açúcar (embora ainda sinta falta, não vou mentir), preciso entrar numa dieta de conteúdo. Tenho alma de pessoa-que-se-vicia-em-tudo e por isso minha sobrevivência depende de um eterno esforço auto-disciplinar. Não quero sair do Facebook, pois lá fiz amizades maravilhosas, muitas virtuais e várias que se expandiram para a vida offline. A dieta seria só de navegar “menos”, justamente o equilíbrio de tomar “pequenas doses” que as almas viciadas têm tanta dificuldade para lidar… Bora tentar, que vida sem desafio não tem graça.

Sobre a epígrafe: O texto é desse livro aqui, que li recentemente na app do Kindle para celular. Apesar do título meio cafoninha e enganoso (não, não há nada de sexo no livro), é uma leitura ótima para mulheres em busca de uma vida mais equilibrada e criativa. Recomendei para tantas amigas que vai agora para todas as leitoras do blog. É uma obra simpática para quem está precisando de um incentivo à produtividade, mas o foco é mais no auto-conhecimento e na busca-de-um-caminho-próprio do que no alcance de metas e resultados. Depois me contem o que acharam!

Sobre o desenho: A imagem que ilustra o post foi feita pela observação no cactário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (R$ 10,00 reais a entrada), num domingo, durante cerca de duas horas e meia. Linhas feitas com canetinha Pigma Micron 0,2 num caderno feito à mão pela minha amiga (provavelmente papel 140gr cold press para aquarela). Aquarelas pintadas com vários pincéis e tintas, tendo bastante paciência para deixar secar uma camada antes de começar outra.

8 pensamentos sobre “Dieta eletrônica

  1. Pingback: Chá-de-tempo, chá-com-o-Tempo | Karina Kuschnir

  2. Pingback: Os bichos do meu pai e o talento de Roberto Negreiros | Karina Kuschnir

  3. Oi Karina, você não me conhece pessoalmente (e nem virtualmente, visto que é a primeira vez que eu comento aqui), mas eu tenho acompanhado seu blog há um bom tempo. Hoje vim aqui, pode rir, pq lembrei dos seus textos sobre teses e projetos. Eu estou escrevendo um projeto para o Museu Nacional e hoje eu não consegui avançar nem mesmo uma linha sequer. Terminei o dia pensando “vou lá no blog da Karina, ver se me inspira e se recebo um abraço”. Me inspirou, e me abraçou. Reli alguns textos e li este novo, obrigada. Estou em uma dieta como a sua. E concordo, há muitas coisas boas no virtual, teus post fazem parte desse universo do muito bom. Um abraço forte virtual, obrigada pelo que recebi do seu blog hoje.

    Agnes

  4. Kau, nesse mar de informações, os teus textos são uma das poucas coisas que realmente adoro ler. Beijos!

  5. Querida Karina. Adoro suas pequenas grandes e delicadas noticias de si! É lindo o seu percurso letting go algo que eu digo apenas me permitir ‘não ter que’..e como parecem se expandir as duas horas!

    Beijão Ana

  6. Desenho lindíssimo! Texto caiu como uma luva!
    Saudades sempre.
    Bjs

  7. Kau! Ficou especialmente lindo esse desenho! Parabéns!! Bjinhos!

  8. Sábia Karina! E ainda desenha e escreve muito bem.

Deixe um comentário!

