Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

embaubaid

Pequeninas verdades

8 Comentários

embaubap

Essa semana, Elizabeth Gilbert escreveu sobre o amor que sente por sua melhor amiga e nova companheira, Rayya Elias. Em meio a um emocionado post no Facebook, citou uma frase de Rayya sobre a verdade:

A verdade tem pernas; ela sempre fica de pé. Quando tudo o mais parece explodir ou se dissolver, a única coisa que fica inteira é sempre a verdade. Então, já que é onde você vai acabar de qualquer maneira, você pode muito bem começar por aí.*

Parece tão simples: começar de uma vez pela verdade. No entanto, é um caminho fácil de contestar se você é cientista social ou, pior ainda, antropóloga. Verdade? Qual verdade? Verdade de quem? Aos nossos olhos, o mundo é sempre complexo, cheio de versões, nuances e curvas. Por fora ou por dentro, tudo pode ser.

A frase, porém, ficou martelando na minha cabeça. Lembrou-me de uma vez em que eu estava angustiada e cheia de dúvidas diante de uma situação difícil. Até que minha sobrinha disse:

–Tia, pára de ver o ponto de vista dos outros o tempo todo!

Como? Eu? Parar de relativizar tudo?

Sim, ela tinha razão. Foi de longe o melhor conselho que me deram naquele momento. Tem hora pra tudo, até para deixar a teoria para outra hora.

O problema de aceitar a ideia de que a verdade existe é encontrá-la. Para algumas, levamos a vida inteira nessa busca, na esperança de encontrar uma verdadezinha que seja, de pé em algum lugar. Para outras, entretanto, basta coragem; coragem de perceber quando o coração bate mais rápido, quando o tempo parece não passar, quando o sono vem tranquilo e justo, quando a simples ideia de abraçar algo (ou alguém) te transmite paz .

homemmetrop

Não, não estou cheia de grandes decisões para tomar. Ao contrário, escrevo sobre isso porque ando em busca de pequeninas verdades para o cotidiano: que tipo de desenho amo fazer, o que me traz energia, o que me traz serenidade, o que me faz rir, o que preciso evitar.

As imagens desse post fazem parte dessa busca. Na primeira, uma folha caída de Embaúba que encontrei numa visita ao Parque do Martelo, um oásis perto da minha casa. Eu tinha ido algumas vezes ao local (como vocês podem ver pelas flores desse post) quando, por coincidência, minha amiga Nathalia me chamou para um encontro com suas alunas do curso Desenhos do cotidiano. Foi dificílimo ir num dia de semana. Cheguei atrasada, deixei de dar atenção à Alice e aos Milhões-de-Trabalhos-Importantes para fazer, mas fui. Chegando lá, em pleno universo-das-coisas-inúteis-do-desenho, quem eu encontrei?  A dona-verdade, bem em pé na minha frente, desligando o barulho do mundo e me presenteando com uma hora de paz. Sessenta minutos que tantas vezes já perdi vendo o Nada na tv ou na internet.

No segundo desenho, uma outra história. Achei um assento livre no metrô chinês gelado. Tentava desenhar, mas ao meu lado sentou-se um rapaz com música altíssima nos fones de ouvido. A tal ponto que me movi dali, incomodada. Felizmente, sentei adiante e me reconectei com o personagem desenhado. De repente, o rapaz-dos-fones vem para o meu lado e diz: — Nossa, estava vendo você desenhar, que ótimo! O André Dahmer é meu amigo de infância, você conhece o trabalho dele? Digo que sim. E ele fica animadíssimo, parece criança feliz, e só por encontrar alguém que gosta de desenhar. De meu inimigo a meu amigo, pela varinha mágica da caneta.

Sobre os desenhos: Folha desenhada num caderninho Moleskine pequeno de aquarela que achei semi-usado na estante. Linhas com caneta Pigma Micron 0.2 coloridas com waterbrush (caneta pincel de água) e aquarela no local. Senhor com muleta no metrô desenhado com a mesma caneta, só que num caderninho bem pequeno que carrego na bolsa de ir para o trabalho. Gostei que a página escaneada acabou mostrando um pouco do desenho que tinha atrás.

Versão original da citação de Rayya Elias: “The truth has legs; it always stands. When everything else in the room has blown up or dissolved away, the only thing left standing will always be the truth. Since that’s where you’re gonna end up anyway, you might as well just start there.”

8 pensamentos sobre “Pequeninas verdades

  1. Como sempre, simples e tão linda! Ótimas reflexões. Quem nunca se arrependeu de não ter se permitido “jogar tudo para o alto” e procurar a felicidade fora da rotina? Quem nunca fez de um inimigo um amigo? Bjs.

  2. Obrigado, Kau, pelo teu belo texto, pela frase da Rayya Elias, pela ótima frase-conselho da tua sobrinha, e pela tua ponderação a equilibrar tudo isso. Talvez um dos caminho esteja aí mesmo: não apenas a Verdade deve estar de pé, mas todas as verdades de todos nós, e é importante que todas estejam de pé, de modo a que todas possam se enxergar umas às outras, e ajudar aquelas que estão caídas a se levantarem também, para que juntas entrem num constante diálogo de vida. E às vezes umas devem falar mais alto que outras, e às vezes essa verdade que fala mais alto deve ser a nossa… Tu me inspiras sempre!

  3. Lindo texto, Karina. Vou anotar a frase da sua sobrinha no para-choque do meu caminhão metafórico. Bjs

    • Puxa, Arthur, honradíssima pela mensagem, obrigada! Estou atrasada há duas semanas para te escrever sobre a tua crônica “Facas”: foi genial, forte, para não esquecer.

Deixe um comentário!

