Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

Janeiro/2017!

18 Comentários

jan2017p

Queridos, fico feliz de vir aqui no último dia do ano desejar um “Bom 2017” para todos! Não, não esqueci de escrever “Feliz 2017”. Desejo a vocês e a mim mesma:

Que 2017 seja um ano bom, com momentos felizes;
que tenhamos força para sobreviver aos dias difíceis;
que a calma prevaleça para enfrentar as situações estressantes;
que doses de energia nos ajudem a criar, cantar, tocar, desenhar, ler, escrever, suar;
que possamos sentar no chão e montar uma cabana com as crianças;
que as frutas, os legumes e as folhas coloram nossas geladeiras;
que o amor seja potente e suave;
que o sol brilhe, que a chuva refresque;
que a solidariedade e o afeto sejam maiores;
que tenhamos sabedoria para dar um passinho, que seja,
em direção a um Brasil menos injusto;
que todos vocês-que-estão-escrevendo-teses encontrem concentração e fôlego para continuar até o feliz dia de escrever os agradecimentos!

7 Coisas impossivelmente-legais-bonitas-interessantes-divertidas-hilárias-ou-dignas-de-nota das últimas semanas, com a colaboração da Alice e do Antônio:

* Abolimos os presentes de Natal na minha família, exceto para as crianças. Não fazemos nem mais amigo oculto. Esse ano, no entanto, agradecida por ter um emprego e um 13○, resolvi incentivar a leitura. Comprei livros de presente para todos (um por casal em alguns casos), aproveitando que tenho 40% de desconto nas editoras Companhia das Letras e Zahar. A listinha foi: A elefantinha que queria dormir (C. Ehrlin), Você conhece a Píppi Meialonga? (Astrid Lindgren), Segredo de família (Eric Heuvel), O livro das ignorãças (Manoel de Barros), O  livro sobre nada (Manoel de Barros), A resistência (Julián Fuks), Mansfield Park (Jane Austen), Galveias (José Luís Peixoto), O frango ensopado da minha mãe (Nina Horta), Percatempos (Gregorio Duvivier), Alucinações musicais (Oliver Sacks), Trinta e poucos (Antonio Prata), Sejamos todos feministas (Chimamanda Ngozi Adichie), A utilidade do inútil (Nuccio Ordine), Escritos de Artistas (G. Ferreira e C. Cotrim, orgs.). Gastei cerca de 400,00 reais com tudo. (Em 2015 gastei um pouco menos comprando — também livros — no sebo Luzes da Cidade; mas só para as crianças e jovens.)

* Alice e Antônio me ajudaram a fazer os embrulhos, já que os livros vêm pelo entregador da editora, sem embalagem. Compramos envelopes de papel pardo, 50 cm de papel adesivo vermelho (tipo Contact) e um pacotinho de etiquetas brancas A4 para computador. Encomendei para o Antonio desenhos de leitores. Em meia hora ele me veio com essas (abaixo) quatro criaturinhas lindas!

antonio_leitores

Imprimimos nas folhas de etiquetas e colamos para enfeitar os envelopes. Alice coloriu alguns detalhes feitos pelo Antonio na hora. O Contact vermelho serviu de fita para fechar. Há muito tempo eu não me divertia tanto fazendo presentes de Natal.

* A prova de que não precisamos gastar muito para agradar: minhas prendadas sobrinhas nos brindaram com lembrancinhas feitas por elas (ganhei dois mini-caderninhos) e foram super criativas nos presentes para as crianças maiores: miçangas e fios comprados na Saara para brincar de fazer bijuterias.

* Meu último compromisso no IFCS foi 22/12. No mesmo dia comecei a ler o meu próprio presente de Natal: Mansfield Park, de Jane Austen (ed. Companhia das Letras/Peguin). Que delícia mergulhar num romance! Pena que já acabou… Agora estou curtindo o Prefácio e a Introdução que, sabiamente, deixei para ler por último, pois ambos estragariam o suspense da história.

* Nesses mesmos dias, Antônio pintou um quadro, terminou a biografia da Marina Abramovic e começou a do Matisse. Comemoro secretamente: uma pessoa nunca estará sozinha em meio à arte e aos livros.

* No dia 25 lemos o presente da Alice: Segredo de família (Eric Heuvel), uma publicação em quadrinhos apoiada pela Casa Anne Frank. É uma história difícil, do tempo da segunda guerra mundial, contada pelos olhos de uma menina holandesa. Agora vamos encomendar A fuga, outro volume da mesma série.

* Aflita por decidir seus presentes, minha mãe aceitou a sugestão do professor de violão da Alice. A missão era comprar um Songbook, desses com letras, cifras e acordes. Mas quem disse que as livrarias comuns vendem esse tipo de livro? Felizmente, pergunta daqui, pergunta dali, a intrépida avó descobriu uma ilha musical na nossa cidade: Livraria Bossa Nova & Companhia, em Copacabana. Saiu de lá com o Songbook Bossa Nova vol.2, que já está sendo devidamente estudado e tocado. Fico quietinha, me beliscando para aceitar que não estou num sonho: minha filha tocando, cantando e se maravilhando com Tom Jobim! É muita felicidade. Nesse exato momento, enquanto escrevo, ela ensaia Águas de Março para cantarmos hoje à noite.

Até semana que vem!

Sobre o desenho: O emoji de sol é um dos meus preferidos do Whatsapp. Daí tive a ideia de fazer esse calendário só com sóis de variadas intensidades. Minha meta em 2017 é estar mais ao ar livre, andar e correr mais, levando as crianças para esse caminho. Cada solzinho foi feito com caneta Pigma Micron 0,05 e depois colorido com vários tons de amarelo, laranja e vermelho de lápis decor aquarelável Caran D’Ache.

Para imprimir: versão em pdf (ou clique na imagem no início do post em .jpg).

18 pensamentos sobre “Janeiro/2017!

  1. Ai como tem sido bom voltar a ler teu blog e como recomendação dos meus queridos orientadores. Sabe, não sei exatamente o porquê, mas ia ficar feliz em ver um dos livros embalados. Feliz 2017 querida Karina. Um ano de muita leveza para os teus!

    • Muito obrigada, Cinthia! Um ano de muita energia e fôlego para estudar e escrever para você. Seja sempre bem-vinda. Estou viajando, mas depois te mando uma foto dos presentinhos. ♥

  2. KARINA KERIDA, seu blog é uma ilha de felicidade para nós. Bjs Cristina Bend.

  3. Bom 2017 para todos nós, Karina♡
    Lindas decisões, as tuas, de presentes, trocas, afazeres natálinos… belos resultados! Amiga e comadre querida, que 2017 seja bom. Isso é muito bom! Beijo carinhoso, Clau

    • Linda, só para deixar mais um beijinho e agradecer o comentário. Em breve nos vemos! muitas saudades ♥

  4. Querida Karina,

    Um bom 2017 para vc e filhotes tb, que continuem nos trazendo momentos felizes com o seu blog e desenhos da família.

    Adorei as dicas dos livros, certamente vou aproveitar algumas para presentear meus netos Tito e Mila.

    Bjos , bjos

    Cecilia

    ________________________________

    • mais um beijinho pela mensagem tão carinhosa, e novamente um ano feliz para vc e toda a família! um dia desses me manda foto dos netinhos?

  5. Sempre que passo por aqui me sinto feliz! Bom recomeço!

  6. Sempre lindo, maravilhoso, ler vc. Que 2017 seja leve! Alegrias para vc, seus filhos e suas pessoas amadas. Beijos

  7. Karina, um ano novo maravilhoso pra você, Alice, Antonio e todos os teus queridos! Beijo

    • Querido, respondendo muito atrasada mais sincera: um 2017 maravilhoso para você! Um passarinho verde me contou que esse será um ano fantástico na sua vida! Vai sim. (e vou ser muito feliz quando vc me mandar uma foto do ze-cãozinho). beijos!

  8. Adoro sua delicadeza com a vida.
    Feliz 2017, sua lindona.

    • Obrigada por TUDO, flor! Só fiquei um pouquinho triste de não te encontrar pessoalmente… Quando eu voltar de Portugal, vamos nos ver, tá? 🌸

  9. Eu tb

    Enviado do meu iPad

    >

Deixe um comentário!

