Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

Ulisses (2009-2017), despedida

10 Comentários

Ulisses Contracapa Montagem

“Esta é a história dum gato com sete vidas — cada vida com sua graça, sua dor e suas medidas. Em todas as histórias o gato lutou, e quase nunca desanimou. Apaixonado e perdido o bichinho cresceu: apaixonadamente perdido pelas vidas que a vida lhe deu.”

07 Ulisses062

“Mas nosso Ulisses gostava era de gente; gostava de festinhas, atenção e presente. Decidiu, então, que sairia do solo; pularia, sem vergonha, direto prum colo. Mas o colo deveria ser quente, ou, se preferisse (e foi o que a si mesmo disse), o primeiro colo que surgisse à sua frente.”

02 Ulisses033

“‘Atira-te ao mundo, até o fundo; atira-te à vida, não tens saída.’ Era este o conselho materno, lá de longe e sempre eterno. Dando suas voltas em torno do umbigo, sentia-se da gata [Penélope] muito mais que um amigo. E os felinos pegaram a estrada; caíram na vida, esta grande charada.”

08 Ulisses011

“Quanto ao nosso gato, o que dizer de fato? Sua sétima vida começa agora, e lá está ele olhando para a aurora. entrou na canoa conversando com o mar, e é hora de nos afastarmos devagar. É hora de dizer que tudo valeu a pena, sim — uma forma de dizer que chegamos ao fim.”

Ulisses005

Ulisses morreu hoje de manhã (10/04/2017) e nos deixou de corações despedaçados… Isso de partir subitamente combina bem com o jeito dele: adoecer era uma humilhação para seu orgulho de gato. Sua vida era miar alto, exigir petiscos, colos e carinhos, fugir porta afora, pular nos teclados, rosnar para os pombos, lamber a banheira e depois desmaiar de tanto dormir. Ele ficou doentinho na segunda-feira passada, foi piorando, piorando, e nem a melhor veterinária, e nem a melhor clínica de gatos conseguiram salvá-lo.

Está difícil de escrever…  por isso recupero aqui os posts com a tag Ulisses para lembrar dos nossos momentos felizes:

7/08/2014 – Ulisses em fuga

30/04/2015 – Gato sarado, dona arranhada, calendário de maio

04/06/2015 – O gato que virou livro

10/06/2015 – Faz logo o meu autógrafo!

17/06/2015 – Artista, bicho, jardim

09/09/2015 – Empurrão de flor

09/12/2016 – Três anos e sete coisas impossíveis

10/04/2017 – Ulisses (2009-2017), despedida

Sobre os trechos e desenhos: As passagens e as imagens foram retiradas do livro “Do gato Ulisses, as sete histórias”, escrito por Juva Batella (quem primeiro adotou Ulisses em Portugal, 2009), e ilustrado por mim, Karina Kuschnir (que adotei o Ulisses em 2011, dando a ele dois irmãos humanos e dois felinos); edição Vieira & Lent, 2015.

05 Ulisses007

Anúncios

10 pensamentos sobre “Ulisses (2009-2017), despedida

  1. Só agora li seu post, querida!💔
    Lá vai o Ulisses a seguir viagem, a se cumprir inteiro, GATO!
    Fica tb inteiro nas lembranças e na saudade.
    Pensando em vcs!
    Bjs, com muito carinho e saudades mil!

    • Minha linda, muito obrigada pelo carinho. ♥ Adoramos a mensagem e as palavras de conforto. bj grande

  2. Lamento, Karina. Um abraço forte!

  3. KARINA KERIDA, só conheci Ulisses pelas histórias que você nos contava dele e pelo livro. Eu amo gatos! Descanse em paz, Ulisses, a notícia de sua partida me fez chorar. Beijos de solidariedade a você Karina e aos filhotes, KRISTINA B.

  4. solidariedade. também amo gatos

  5. Sinto muito pelo Ulisses, Kau… Lindo o seu post. Beijos pra vocês todos que conviviam com ele.

  6. Sei bem o que é isso. Perdi uma de minhas gatinhas em março passado. A outra gatinha só dorme nos lugares que a outra dormia. é uma tristeza…Meus sentimentos.

  7. Karina, minha flor, fizeste um post lindo – com dor, sim, mas o ardor do amor. A partir de agora o Ulisses segue existindo, na nossa memória, e sem perder sua glória. Obrigado pela lembrança, e sigamos pensando nele, na sua constante vagância, pelo mundo e em eterna elegância. Um beijo carinhoso, Juva

  8. Karina, Juva, Alice e Antonio, bem sei o que vocês estão sofrendo. Já perdi alguns bichos ao longo da vida e dóis horrores mas, a mais querida está viva, minha gata Carminha, apesar de tudo (pois é uma gata doentinha…) Beijo carinhosos para vocês.

  9. Meus sentimentos…

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s