Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

Outubro/2017 e abraço coletivo

6 Comentários

out2017p

“I can’t change the way you feel. But I can put my arms around you…” (Protection, Massive Attack)

Não posso mudar a maneira como você se sente, mas posso te abraçar… te aconchegar em meus braços…

Ai, não sei traduzir direito, mas amo essa música! Anotei os versos para compartilhar com vocês faz um tempinho e nunca chegava a hora. Isso de só fazer post sério está acabando comigo!

Por hoje, queria compartilhar essa ideia: que a gente não tente anular os sentimentos dos outros; que a gente possa abraçar e acolher quem estiver precisando.

Mas, cuidado, abraço-alert: não adianta querer abraçar o mundo! É só um abracinho de cada vez.

Ideias? Essa semana, consegui abraçar assim: dei um guardanapo colorido de presente para minha mãe; achei um tempinho para fazer uma receita nova com a Alice; fui aos Correios para o Antônio; comprei frutas para os funcionários do meu prédio; respondi vários Whatsapp atrasados com carinho; liguei para uma amiga que estava precisando; doei reais para duas campanhas solidárias na internet; ajudei alguns alunos que me procuram pelo Facebook. Sim, eu sei, não é muito, não é super relevante, mas foi o meu possível.

Ah, e também fiz o calendário de outubro adiantado! Isso conta?? Aí vai para vocês imprimirem! Tem a versão em melhor qualidade em .pdf ou a menor em .jpg (cliquem na imagem acima). Depois me digam se a impressão em casa ficou boa.

O tema surgiu da leitura da autobiografia da Agatha Christie (para quem não viu, escrevi este post e este). Ao procurar imagens das escavações sobre os Assírios, achei um desenho italiano, inspirado em uma ruína de mais de 2000 anos A.C. Aliás, já encomendei na Estante Virtual o livro dela sobre arqueologia que vocês me indicaram. Quando chegar eu conto mais.

Florzinhas no dia 12: porque é feriado no Brasil. E nunca é demais lembrar: outubro é o mês da prevenção do câncer de mama! Meninas, já fizeram seus exames anuais? Seus auto-exames mensais? Mais informações aqui.

7 Coisas impossivelmente-legais-bonitas-interessantes-hilárias-ou-dignas-de-nota para se distrair na internet, sem academês:

* Documentário sobre a Lady Gaga na Netflix. Dá para ver com crianças acima de dez/doze anos.

* Descobrimos Sessão de Terapia, no Now/Net. Só para maiores de 16, pelos temas mais densos e complicados.

* MasterChef Profissionais, Segunda Temporada. Como disse um amigo no Facebook, demorei, mas finalmente descobri a graça desse programa! A Alice insistiu tanto que agora estamos os três viciados, vendo as edições antigas no Youtube.

* Vídeos sobre ilustração, pintura e a vida em geral da chilena Fran Meneses, morando atualmente em Hastings, Inglaterra. Color-alert: só para quem gosta de rosa! (Em inglês, com legendas em espanhol.)

* Vídeos sobre aquarela, vida de ilustradora e veganismo da inglesa Holly Exley. Os vlogs variam muito; alguns super legais, outros nem tanto. (Só em inglês.)

* Solução para não se deprimir no Facebook: colocar estrelinha azul (para ver primeiro) em páginas que só mostram generalidades tipo Artsy, Ted-Ed, Science, The Dodo, Tasty, Brain Pickings, ah, e “Borges, o Gato”! Todas as polêmicas do momento ficam distantes que é uma beleza! De quebra, não dá vontade de entrar lá.

* E a música citada no início, do Massive Attack: Protection.

Esses links vão para as amigas virtuais mais gentis do mundo, Ana Regina Machado e Teresa Ogando, que comentou que sentia falta deles. ♥ Aí estão, querida! ♥ Acho que nunca compartilhei tantas intimidades como hoje! 😉

Sobre o desenho: Linhas feitas no calendário já impresso (em papel comum) com canetinhas de nanquim permanente Pigma Micron números 0,1, 0,4 e 1,0 (quanto mais fina, mais dá para fazer os detalhes internos). Depois colori com marcadores. Utilizei caneta pincel Koi brush da cor Vermillion para as partes vermelhas; e caneta pincel Zig Art, da Kuretake n.63 para as partes azuis (só tenho essa cor dessa marca). A Koi brush está sendo vendida em algumas papelarias brasileiras — a Papelaria Botafogo aqui no Rio está vendendo. As cores são lindas, mas ainda prefiro as Tombow. Pena que todo esse material é tão caro e nunca temos todas as cores que existem lá fora.

Você acabou de ler “Outubro 2017 e abraço coletivo“, escrito e ilustrado por Karina Kuschnir e publicado em karinakuschnir.wordpress.com. Se quiser receber automaticamente novos posts, vá para a página inicial do blog e insira seu e-mail na caixa lateral à direita. Se estiver no celular, a caixa de inscrição está no rodapé. Obrigada! 🙂

Como citar: Kuschnir, Karina. 2017. “Outubro 2017 e abraço coletivo”, Publicado em karinakuschnir.wordpress.com, url: http://wp.me/p42zgF-360. Acesso em [dd/mm/aaaa].

Anúncios

6 pensamentos sobre “Outubro/2017 e abraço coletivo

  1. Muito bom ler seus textos, Karina! Beijos!

  2. Sempre que leio esses post sinto um desejo de desenhar, meso sem saber.

  3. delícia de texto, Karina! como sempre 🙂

  4. Amei o abraço coletivo…amei os pequenos afetos e gentilezas e as dicas do netflix!!!! Cheiro no coração e na alma!

  5. Gosto sempre de receber seus posts no meu mail. E um grande abraço virtual pela gentileza de suas palavras ❤ Até um dia "ao vivo e a cores"!

  6. Que gostoso esse seu abraço!!! De uma delicadeza deliciosa! Te amo! Beijinhos de sua Mamy

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s