Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

Quinze coisas para fazer na volta às aulas como professora

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Há 48 semestres que me preparo para entrar em sala de aula como professora, já descontando os dois de licença-maternidade e os dois do pós-doc. É sempre difícil. Minha síndrome de véspera não falha: ansiedade, insônia, medo… mas um pouquinho de curiosidade e antecipação positiva também!

Como prometi para vocês (e a mim mesma) que esse blog deveria ser útil, aí vai minha checklist* de início de semestre letivo para professores:

1) Criar as pastas do curso no computador e na nuvem — Minha estrutura em 2017 estava assim:professora15dicas_01

As pastas iniciais têm o nome do curso primeiro pois serão compartilhadas. O link que dá acesso às três primeiras é enviado aos alunos para que enviem trabalhos (pasta Grupos) ou baixem os PDFs (pasta Textos). Num programa sobre imagens acho mais razoável pedir trabalhos apenas em formato eletrônico para não gerar despesas de impressão. Na pasta Aulas, adiciono meus fichamentos ou .ppts de aula que, em alguns casos, compartilho com a monitora do curso. A pasta Programa só tem as versões do programa mesmo (sempre acabo tendo duas ou três). E a pasta Turma e Notas fica com a planilha de presença e avaliações. Já tive semestres em que ficou tudo embolado numa pasta só, mas essa estrutura facilita achar as coisas durante a correria do semestre.

2) Criar um marcador no Gmail para o curso — Outra tarefa fácil, mas que facilita muito a vida durante as aulas. O meu setup de 2018-2 está assim:

professora15dicas_02

Coloco essa @número para ordenar as pastas iniciais do meu jeito (e não em ordem alfabética). Para os cursos, coloco um 0 (zero) na frente para que sejam as primeiras. Seleciono uma cor diferente para identificar logo as mensagens. Vou jogando ali os programas enviados, os e-mails dos monitores, e depois toda a correspondência oficial (enviada pelo sistema da universidade) e as minhas com os os alunos. Dá um trabalhinho no início, mas facilita demais a vida conforme vai chegando a época das avaliações! (E os dramas…)

3) Programa de curso — Claro que esse arquivo precisa estar pronto com mais antecedência, mas sempre dá para rever, retirar ou adicionar textos e informações na véspera de começar as aulas (e até durante). Vejam aqui um exemplo do programa e Antropologia e Desenho de 2016.

(Quando dei meu primeiro curso, recebi um programa para seguir. Eram tempos pré-internet e eu era quase da idade dos meus alunos. Hoje em dia, montar uma bibliografia é uma espiral de ansiedade. Poder acessar todos os programas de curso de todas as universidades do mundo dá uma depressão… São tantas escolhas e, ao mesmo tempo, bate aquela real de “só sei que nada sei”!)

4) Calendário de aulas — Sempre crio uma planilha com todas as datas de aulas, aproveitando para ver se haverá feriados ou eventuais ausências devido a compromissos acadêmicos. Assim, consigo planejar o número de aulas e as compensações necessárias para chegar na carga horária correta. Essa mesma planilha servirá para os itens 5, 6, 7 e 8 (ver exemplo adiante).

5) Planejamento aula-a-aula —  Pra mim, um curso não é uma lista de textos. Gosto de planejar exercícios, atividades lúdicas, tempo de orientação, devolução das correções, aulas com convidados, filmes etc. Mas tem uma hora que preciso fechar essas datas para providenciar o que for necessário e deixar monitores e alunos avisados. Claro que sempre fica alguma coisa para resolver mais à frente, é normal!

6) Diário de aulas dadas — Meu semestre ideal é quando tenho tranquilidade e foco para escrever sobre as aulas dadas. Como foi a reação dos alunos? O texto novo rendeu? O exercício foi interessante? Tive alguma ideia para uma futura aula? Às vezes consigo fazer um arquivo separado, mas na maioria dos semestres faço algumas anotações na própria planilha do calendário/planejamento. No exemplo abaixo, a estrutura da planilha que utilizei em 2017-1, anotações das aulas 3 e 4:

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A coluna “ok” é para marcar que a aula foi dada. Tem coisa melhor do que ticar uma tarefa feita? Espero que dê para ler ao clicar na imagem!

7) Controle de presença — Há alguns anos passei a fazer minhas próprias listas de presença ao invés de utilizar as da universidade. Baixo os PDFs oficiais e copio/colo os nomes numa aba da planilha da turma, acrescentando as colunas com as datas, feriados etc. Além da praticidade, imprimo com espaçamento e fonte mais amigáveis para meu astigmatismo e miopia. Um exemplo:

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8) Controle de Notas — Na mesma planilha (acima), incluo colunas para juntar os alunos em grupos (quando é o caso), anotar entrega de trabalhos (no exemplo abaixo, T1 e T2), os graus atribuídos (N1 e N2) e as médias finais. Aí vai uma amostra com as cores separando os grupos para vocês verem melhor:


professora15dicas_05.jpg

9) PDFs e Textos — Uma das coisas mais chatinhas de ser professora é ter que providenciar o material que os alunos precisarão consultar. Como estou sempre modificando minhas bibliografias, costumo fazer em duas etapas, deixando as primeiras semanas prontas e acrescentando as demais quando termino de defini-las. Gosto de ir sentindo a turma e de retirar ou acrescentar textos conforme o rumo das discussões.

10) Planejar semana — Como expliquei nesse post, ser professora exige um imenso trabalho nos bastidores. Preciso separar pelo menos um dia para me dedicar às aulas da semana, seja para ler, reler, preparar, corrigir exercícios, providenciar material, responder e-mails dos alunos, conversar com monitores etc. Dependendo do momento do semestre e do tipo de curso, esse volume se multiplica por dois, três ou mais. Mas tento ter pelo menos um dia em que não marco nenhuma outra atividade. Normalmente separo as segundas-feiras pra isso. Considero uma felicidade acordar numa segunda (!) tendo um dia calmo pela frente, relendo autores e escrevendo sobre temas de que gosto.

Sei que é um enorme privilégio estar numa universidade que me permite ter tempo de preparação e número de turmas compatível com pesquisa, ensino e extensão. Já estive em situação de ministrar 26 horas semanais de aula (nível universitário). Quando se tem dois ou três empregos simultâneos, o único tempo de estudo/correção é sábado e domingo. É ótimo ter trabalho, claro, mas saúde deveria vir primeiro…

11) Roupas — A atividade de professora nos expõe muito… Mesmo eu, que não gosto de consumir, me sinto mal de não ter uma roupa decente para dar aula. As blusas de vocês também estão furando à toa? As minhas sim! Antes do semestre começar, preciso ter pelo menos uma calça e algumas camisas que não estejam apertadas, com o botão faltando, com alguma parte rasgada ou manchada. Não é bobagem: quando a gente sai de casa se sentindo bem dentro das próprias roupas, isso se reflete numa segurança maior em sala de aula. (Desculpem se esse ponto for óbvio pra vocês, mas eu precisava escrever! Esse item 11 é terapia pra mim mesma, pois fui me tornando muito crítica ao consumismo e às vezes acabo exagerando.)

12) Saúde — Essa foi minha primeira lição como professora, pois fiquei totalmente rouca quando comecei. Aprendi a cuidar da minha voz, fazendo pausas e bebendo água durante a aula. Também tenho na bolsa um kit-saúde preventivo. Como ainda temos quadros de giz no IFCS, esse kit de auto-cuidado inclui: pastilhas de hortelã sem açúcar, creme de mão, álcool gel, lenço de papel, lenço umedecido, remedinhos diversos (tipo Tylenol e de alergia), além do básico escova/pasta de dente/batonzinho. E vocês, o que levam?

13) Papelaria — Chegamos na parte boa! Quem não gosta de dar uma passadinha na papelaria? Começo de semestre é uma ótima desculpa para renovar o que estiver faltando: caneta, lapiseira, grafite, borracha, post-its, iluminadores, marcadores de quadro branco, apagador, pasta com elástico (costumo usar uma cor para cada curso, tentando reaproveitar dos semestres anteriores). Esse ano renovei meu estojinho (um bem básico de plástico e zíper, da Yes), e também tenho sempre um pen-drive e carregador de celular extra no trabalho.

14) Mochila — Bolsa, pasta, mochila… professor está sempre carregando papéis, trabalhos, livros… No mundo ideal, eu andaria com uma bolsa pequena e uma sacola de pano separada para o material de aula. Mas com o histórico dos ombros doloridos e algumas dores nas costas, estou indo trabalhar de mochila. Herdei uma bem simpática (e leve) da minha sobrinha que foi morar fora. ♥

15) Livros — Bem, esse item não se compra no início do semestre… Na verdade, uma ida à livraria (ou sebo ou biblioteca!) é um prêmio pessoal por essa preparação toda! ☺ Observação sobre o anti-consumismo do item 11: comprar livros não é gasto, é investimento! Já frequento a biblioteca do meu instituto toda semana, mas essa listinha me lembrou que preciso explorar mais por lá.

Espero que esses lembretes sejam úteis!

E vocês? Fazem alguma coisa ou têm dicas que esqueci de anotar? Me mandem ou escrevam nos comentários: vou adorar saber da rotina (e das maluquices) de cada um. Espero que não tenham me achado a doida-da-organização!

* Checklist é uma listinha de lembretes para tarefas recorrentes. O objetivo não é ser super original, mas sim juntar um monte de pequenas tarefas numa lista só. Aprendi lendo esse artigo aqui (em inglês), mas no blog da Thais Godinho tem explicação simplificada (em português). Nunca mais parei de fazer as minhas. Tenho várias para diferentes situações. Me avisem se acharem interessante o tema que eu trago alguma outra pra cá.

Sobre o desenho: Esses posts sobre vida acadêmica acabam me exigindo muito na hora de ilustrar, socorro! Fiz uns esboços a lápis primeiro, depois cobri com uma canetinha azul gel Muji 0.38. Deixei secar e passei uma aguada bem suave de aquarela azul (French Ultramarine) com um pincel Winsor & Newton University Series n.1. Como papel, utilizei o verso (que é menos rugoso) do bloco espiral da Canson XL Aquarelle (capa azul turqueza).

Você acabou de ler “Quinze coisas para fazer na volta às aulas como professora“, escrito e ilustrado por Karina Kuschnir e publicado em karinakuschnir.wordpress.com. Se quiser receber automaticamente novos posts, vá para a página inicial do blog e insira seu e-mail na caixa lateral à direita. Se estiver no celular, a caixa de inscrição está no rodapé. Obrigada! ☺

Como citar: Kuschnir, Karina. 2018. “Quinze coisas para fazer na volta às aulas como professora”, Publicado em karinakuschnir.wordpress.com, url: https://wp.me/p42zgF-3GO. Acesso em [dd/mm/aaaa].

13 pensamentos sobre “Quinze coisas para fazer na volta às aulas como professora

  1. Adorei! Eu sou muito consumista ainda em relação aos itens de papelaria. Sobre roupas novas também gosto desse ritual, como lido com adolescentes eles reparam até a cor das meias rs.

  2. Adorei! Não sou professora, mas também tenho minhas organizações com trabalho. A parte da papelaria é sempre a mais divertida e pra mim é como um prêmio também, rs, mas confesso que sou meio acumuladora com essas coisas, estou tentando esgotar minhas cinco canetas azuis antes de comprar uma nova, por exemplo.
    Muito bom esse post, Karina! Que esse semestre seja muito bom e cheio de aprendizados pra você e seus alunos!

    Um abração.

    • obrigada querida!! procurei descansar bastante antes e depois das aulas para dar tempo ao meu corpo de se ajustar no novo ritmo. De um pos-doc super tranquilo para duas turmas gigantes de 70 alunos! rs haja coração… para mim, cada um é especial. ♥ depois faz um post no seu blog contando dos seus novos projetos! beijinhos

  3. Olá Karina, comecei a acompanhar seu blog a uma semana e já li muitas coisas aqui, estou adorando, você escreve de um jeito divertido. Gostaria de sugerir que você escrevesse sobre processos seletivos para vagas de professor universitário, você deve ter dicas interessantes.

    • Seja bem-vinda!! Obrigada pela sugestão — vou colocar na listinha de ideias para posts. Só não sei se tenho muito para dizer pois só fiz um concurso de verdade na vida! rs Acho que dei sorte porque já tinha 16 anos como professora em universidade privada; e publiquei bastante na época do doutorado em diante (meu orientador GIlberto Velho nos ajudava muito a publicar! muito mesmo; tipo pegar pela mão e revisar e indicar as revistas certas etc.). No mais, preparar os pontos com antecedência; pedir ajuda aos amigos e não desistir na primeira derrota. Vejo muita gente passando na quarta ou quinta tentativa. Mas vou pensar em algo mais completo para um post sim, pode deixar. bjs! ♥

  4. Karina querida ameiiiiii. Consegui me ver em muitos aspectos da ansiedade preparatória: preocupação com as referências, convidados e atividades…sempre ver o que tem de mais atual sobre aquele tópico ( e pensar poxa só tem em inglês que pena!! Como os alunos vão ler….será que tem em Espanhol para eles…..Mesmo assim faço um resumo para eles…dá um trabalhão!!! MAS ameiii o número 11 sobre as roupas pensei que só minhas blusas ficassem furadas ( tem algum bichinho invisível e mágico no meu guarda roupa…kkkk)…Elas sabem ir sozinhas para o INPA e para UFAM!!!! Realmente, espero um dia tê-la aqui em Manaus com o pessoal do PPGAS-UFAM!!!

    *** Mas ainda não consigo organizar minhas pastas como você!!!!!

    Cheiro no coração e ótimo semestre para vocÊ!!!

    • Nossa, Ana, me identifiquei com tudo que vc escreveu também!! Morri de rir com a história do bichinho invisível — já revirei o armário em busca deles!! como pode comerem nossas roupas escondidos?? rs Sobre texto em inglês, idem ibidem! na minha área atual de antropologia e desenho estão saindo muitos artigos interessantes em inglês, mas sou péssima pra traduzir… Imagino o trabalhão de vc fazer resumos! muitos parabéns pela dedicação, de verdade. Deixa a Alice crescer mais um pouquinho que eu começo a viajar de novo. Por enquanto ainda fico com o coração muito apertado de deixá-la (só tem 12 anos). Sobre organizar as pastas, nem todas estão tão bonitinhas assim, mas é dessas coisas que faço quando não consigo mais pensar, tipo varrer a casa, sabe? organizar por fora me ajuda a diminuir as ansiedades por dentro. beijinhos pra ti; um bom domingo!! ☺♥

  5. Ah Karina tenho uma inquietação e gostaria de saber sua opinião sobre o assunto, pois estimo muito suas reflexões.
    Estou em um projeto sobre educação inclusiva no ensino superior, especialmente com deficientes visuais e a capacitação dos docentes com relação aos mesmos. Tenho algumas curiosidades: vc têm ou já teve alunos cegos ou com baixa visão? Se tivesse vc adaptaria sua aula para q fosse acessível à todos? Como desenvolver antropologia com cegos?
    Bem, considerado um assunto muito relevante, se puder escrever um post sobre isso será inspirador ou melhor conspirador. 😉
    Grande abraço!

    • Que máximo esse seu projeto!! Eu nunca tive um aluno(a) cego, mas editei um livro com um capítulo sobre o assunto que posso te mandar por e-mail. Eu amo esse texto! (a ref. vai no final do comentário). O Antônio, meu filho de 17 anos, tem uma colega de turma cega, que assiste as aulas com uma acompanhante-estagiária. Ele comenta muito sobre as várias estratégias. Se vc quiser, posso te passar os contatos dele para vcs conversarem. Eles usam massinha de modelar para mostrar elementos químicos, usam computador para que ela “leia” alguns conteúdos e várias outras coisas super interessantes. Se quiser o contato dele, me avisa. Mas adorei a sugestão para um futuro post sim! bjs A referência é: EUGENIO, Fernanda. 2003. “De como olhar onde não se vê: ser antropóloga e ser tia em uma escola
      especializada para crianças cegas”, In: Gilberto Velho e Karina Kuschnir (orgs), Pesquisas urbanas:
      desafios do trabalho antropológico. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, p. 208-232.

      • Quero muito o contato do seu filho e tbm o capítulo do livro…Nossa muito obrigado pelo incentivo e pelas orientações…um grande abraço!

      • enviado! beijinhos☺

  6. Oiê Karina..faz alguns posts q não te escrevo…Gosto de escrever naqueles em q me identifico ou q me provocam e me transformam… simmm…vc tem essa habilidade de transformar as pessoas tornando-as reflexivas sobre o processo q vivem, gerando críticas construtivas, emoções…
    Neste post eu me identifiquei em vários itens inclusive com as blusas q rasgam fácil…rs
    Um grande abraço!

    • Ah, que lindo isso, Larissa!!! Nossa, estou amando essa identificação com o item roupas, pois eu quase deletei essa parte com medo de passar vergonha. rs Ainda bem que não sou só eu!! Acabei achando umas roupinhas bem em conta na Hering, na Taco e uma na liquidação da Cantão. até que não foi tão difícil! seja sempre bem-vinda! ♥

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