Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

Novembro/2018 – Girassóis

13 Comentários

nov2018_p

Os girassóis são flores incríveis, conhecidas por se movimentar como se estivessem olhando para o sol. Em dias nublados, se viram uns para os outros, buscando energia. Mesmo quando não há luz, se fortalecem por estarem juntos.

Retomo o blog com essa metáfora, agradecendo a força que emana de vocês. Cada clique, visualização, download, mensagem e, sobretudo, cada sorriso e abraço recebidos na vida real ou virtual é uma fonte de energia para seguir em frente.

Sintam-se acolhidos e abraçados de volta! Estamos juntos e somos resistentes!

Nesse mundo da pós-verdade, precisamos reafirmar o básico. Quais valores defendemos, quais princípios consideramos inegociáveis? Como diria uma criança de cinco anos: — Qual é o sentido da vida?

Que os girassóis nos respondam por hoje: — O sentido da vida está na cooperação, no compartilhamento e na luz.

Nesse mês, coloquei uma flor extra no dia 20, feriado que marca a homenagem a Zumbi dos Palmares, transformado recentemente no Dia da Consciência Negra. Os 388 anos de escravidão de negros e indígenas no Brasil não podem ser esquecidos. A liberdade é um dos pilares da Constituição de 1988, um bom livro de cabeceira para ler e reler sempre.

Aqui vai o calendário do mês de novembro para imprimir em .pdf (em alta resolução).

Que tenhamos um mês de foco e concentração. Meus objetivos de novembro: ler, escrever, estudar, ser a melhor funcionária pública que eu puder, contribuir para projetos sociais, fortalecer meus valores, abraçar meus amores e amigos.

E os objetivos de vocês, quais são?

Sobre o desenho: Fiz um girassol com base em fotos do Google. Desenhei um original de cerca de 3 cm numa folha A4 90gr, com contorno de canetinha 0.05 Pigma Micron, colorido com lápis-de-cor Polychromos. Escaneei a folha do mês e o desenho, copiando a flor em vários tamanhos, e depois juntando tudo no Photoshop.

Sobre girassóis: Recomendo muito a leitura de Van Gogh, Digitalis e a verdade sobres os girassóis, capítulo disponível online do livro maravilhoso de Luiz Mors Cabral que já comentei aqui.

O texto do post é inspirado na mensagem (abaixo) que recebi e também na imagem que minha querida professora de aquarela Chiara Bozzetti me enviou:

girassois

Você acabou de ler “Novembro/2018 – Girassóis“, escrito e ilustrado por Karina Kuschnir e publicado em karinakuschnir.wordpress.com. Se quiser receber automaticamente novos posts, vá para a página inicial do blog e insira seu e-mail na caixa lateral à direita. Se estiver no celular, a caixa de inscrição está no rodapé. Obrigada! ☺

Como citar: Kuschnir, Karina. 2018. “Novembro/2018 – Girassóis”, Publicado em karinakuschnir.wordpress.com, url: https://wp.me/p42zgF-3IH. Acesso em [dd/mm/aaaa].

13 pensamentos sobre “Novembro/2018 – Girassóis

  1. Obrigada pela inspiração.

  2. Que metáfora linda! Ultimamente estamos precisando mesmo nos unir para lembrarmos da nossa força! É sempre reconfortante ler teus posts, muito obrigada por ser luz em tempos tão sombrios.

  3. Que lindo calendário e que linda mensagem, Karina! Às vezes precisamos mesmo voltar ao mais básico, o contato com o outro, essa troca de energia e amor. Obrigada por isso!
    Um abração!

  4. Oi Karina, todo mês eu venho aqui buscar o calendário do mês. Muito obrigada pela gentileza de compartilhar. Girassóis são minhas flores favoritas e o desenho deste mês aqueceu meu coração. Sigamos firmes na resistência. Abraço

  5. Calendário lindo.
    A postagem sobre os girassóis procurarem uns aos outros é mais linda ainda.
    Obrigada.

  6. Obrigada, Karina, por essa força. Somos todas girassóis daqui pra frente. Boa sorte!! Resistência!!!
    Bjo
    Zeze

  7. Lindo calendário e vida que segue…. sigamos juntos!

  8. Não desistir. E resistir. Daqui de Lisboa 🌻

  9. Bela metáfora! Também não sabia q os girassóis se voltam uns para os outros. Obrigada pelo calendário. Cada fala, cada desenho q vejo aqui renova bons sentimentos. Nesses tempos estranhos, mais do q nunca, precisamos permanecer juntos.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s