Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

Novembro/2018 – Girassóis

17 Comentários

nov2018_p

Os girassóis são flores incríveis, conhecidas por se movimentar como se estivessem olhando para o sol. Em dias nublados, se viram uns para os outros, buscando energia. Mesmo quando não há luz, se fortalecem por estarem juntos.

Retomo o blog com essa metáfora, agradecendo a força que emana de vocês. Cada clique, visualização, download, mensagem e, sobretudo, cada sorriso e abraço recebidos na vida real ou virtual é uma fonte de energia para seguir em frente.

Sintam-se acolhidos e abraçados de volta! Estamos juntos e somos resistentes!

Nesse mundo da pós-verdade, precisamos reafirmar o básico. Quais valores defendemos, quais princípios consideramos inegociáveis? Como diria uma criança de cinco anos: — Qual é o sentido da vida?

Que os girassóis nos respondam por hoje: — O sentido da vida está na cooperação, no compartilhamento e na luz.

Nesse mês, coloquei uma flor extra no dia 20, feriado que marca a homenagem a Zumbi dos Palmares, transformado recentemente no Dia da Consciência Negra. Os 388 anos de escravidão de negros e indígenas no Brasil não podem ser esquecidos. A liberdade é um dos pilares da Constituição de 1988, um bom livro de cabeceira para ler e reler sempre.

Aqui vai o calendário do mês de novembro para imprimir em .pdf (em alta resolução).

Que tenhamos um mês de foco e concentração. Meus objetivos de novembro: ler, escrever, estudar, ser a melhor funcionária pública que eu puder, contribuir para projetos sociais, fortalecer meus valores, abraçar meus amores e amigos.

E os objetivos de vocês, quais são?

Sobre o desenho: Fiz um girassol com base em fotos do Google. Desenhei um original de cerca de 3 cm numa folha A4 90gr, com contorno de canetinha 0.05 Pigma Micron, colorido com lápis-de-cor Polychromos. Escaneei a folha do mês e o desenho, copiando a flor em vários tamanhos, e depois juntando tudo no Photoshop.

Sobre girassóis: Recomendo muito a leitura de Van Gogh, Digitalis e a verdade sobres os girassóis, capítulo disponível online do livro maravilhoso de Luiz Mors Cabral que já comentei aqui.

O texto do post é inspirado na mensagem (abaixo) que recebi e também na imagem que minha querida professora de aquarela Chiara Bozzetti me enviou:

girassois

Você acabou de ler “Novembro/2018 – Girassóis“, escrito e ilustrado por Karina Kuschnir e publicado em karinakuschnir.wordpress.com. Se quiser receber automaticamente novos posts, vá para a página inicial do blog e insira seu e-mail na caixa lateral à direita. Se estiver no celular, a caixa de inscrição está no rodapé. Obrigada! ☺

Como citar: Kuschnir, Karina. 2018. “Novembro/2018 – Girassóis”, Publicado em karinakuschnir.wordpress.com, url: https://wp.me/p42zgF-3IH. Acesso em [dd/mm/aaaa].

17 pensamentos sobre “Novembro/2018 – Girassóis

  1. Que bonito. Eu estava inspirada por girassóis este mês também.

    • Obrigada querida! Sua presença nesse espaço me incentiva a continuar. Andei paralisada e assumindo novos encargos na Universidade pública. Mas estou me cuidando para poder cuidar desse espaço também. 🌻🌻🌻🌻🌻🌻🌻

  2. Obrigada! Nunca comento aqui, mas sempre leio suas belezas. Então compartilho esta daqui também. Beijos!

  3. Obrigada pela inspiração.

  4. Que metáfora linda! Ultimamente estamos precisando mesmo nos unir para lembrarmos da nossa força! É sempre reconfortante ler teus posts, muito obrigada por ser luz em tempos tão sombrios.

  5. Que lindo calendário e que linda mensagem, Karina! Às vezes precisamos mesmo voltar ao mais básico, o contato com o outro, essa troca de energia e amor. Obrigada por isso!
    Um abração!

  6. Oi Karina, todo mês eu venho aqui buscar o calendário do mês. Muito obrigada pela gentileza de compartilhar. Girassóis são minhas flores favoritas e o desenho deste mês aqueceu meu coração. Sigamos firmes na resistência. Abraço

  7. Calendário lindo.
    A postagem sobre os girassóis procurarem uns aos outros é mais linda ainda.
    Obrigada.

  8. Obrigada, Karina, por essa força. Somos todas girassóis daqui pra frente. Boa sorte!! Resistência!!!
    Bjo
    Zeze

  9. Lindo calendário e vida que segue…. sigamos juntos!

  10. Não desistir. E resistir. Daqui de Lisboa 🌻

  11. Bela metáfora! Também não sabia q os girassóis se voltam uns para os outros. Obrigada pelo calendário. Cada fala, cada desenho q vejo aqui renova bons sentimentos. Nesses tempos estranhos, mais do q nunca, precisamos permanecer juntos.

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s