Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

Abril/2019 colorido, apesar de

7 Comentários

abr2019_p

“Enfim, conservemos a coragem e não desesperemos.” (Van Gogh)

Aqui vai o calendário de abril em .PDF para imprimir!

Diante do luto pelo dia de hoje, minha vontade de colorir e enfeitar um calendário estava em -10 graus negativos. Apesar de toda a dor por nossa situação política, resolvi deixar as notícias de lado e me dedicar ao próximo mês. É uma forma de honrar o compromisso comigo mesma e com vocês que me incentivam tanto.

Foram quase 4 horas para fazer esse padrão bem simples. É preciso parar, sentar, pensar, desenhar, colorir, afastar os pensamentos de que não-está-bom o suficiente, escanear mesmo assim, preparar os arquivos no Photoshop, publicar.

Como escrevi há muito tempo no blog: “primeiro a gente faz, depois desiste”. (Lembrei dessa frase hoje porque estava nos agradecimentos a mim numa tese de doutorado de uma amiga querida. Parabéns, linda! ♥)

A todos que vieram aqui ler os posts sobre teses e TCCs (foram muitos, obrigada!), meu recado é inspirado na frase de Van Gogh: a despeito de todas as adversidades, lutem pela conclusão do curso de vocês. Façam, escrevam, peçam ajuda, terminem. Feito é melhor que perfeito, não canso de repetir (para vocês e para mim mesma).

Esse foi o meu possível hoje. Abraço apertado em todos que protestaram, que reconhecem o imenso luto por 21 anos de atrocidades da ditadura, que acreditam que precisamos protestar e agir contra a barbaridade dessa comemoração infame.

Sobre a citação A frase de Van Gogh está na página 249 de “Cartas a Théo” (Vincent Van Gogh, L&PM Pocket), uma edição lida e relida que amo muito.

Sobre o desenho: Essas bolinhas com três “perninhas” foram inspiradas na visão de cima de um grupo de canetinhas Sakura brush que amarrei com elástico para guardar numa gaveta. Tentei reproduzir o colorido gostoso de vê-las em conjunto. As linhas foram feitas com uma canetinha de nanquim permanente Uni Pin fine line 0.2, e as cores com diferentes marcas de lápis-de-cor.

Acho que não consegui acertar bem os tons, seja por culpa das minhas escolhas, seja porque o processo de digitalização muda as tonalidades. Mesmo assim, espero que seja algo a colorir a parede de vocês, o escritório ou a cozinha. Alento: teremos um (ou dois, dependendo da cidade) feriados nesse próximo mês!

Até semana que vem!

Você acabou de ler “Abril/2019 colorido, apesar de“, escrito e ilustrado por Karina Kuschnir e publicado em karinakuschnir.wordpress.com. Se quiser receber automaticamente novos posts, vá para a página inicial do blog e insira seu e-mail na caixa lateral à direita. Se estiver no celular, a caixa de inscrição está no rodapé. Obrigada! ☺

Como citar: Kuschnir, Karina. 2019. “Abril/2019 colorido, apesar de”, Publicado em karinakuschnir.wordpress.com, url: https://wp.me/p42zgF-3Ka. Acesso em [dd/mm/aaaa].

7 pensamentos sobre “Abril/2019 colorido, apesar de

  1. E ler suas explicações e justificativas, com nome dos autores, riqueza de detalhadas é muito melhor ainda!

  2. Encontrei seu blog quando estava na procura de um calendário de fevereiro. Com certeza nada acontece por acaso! Amei de cara, bem amor a primeira vista. E seus calendários? A imagem fala por mil palavras, ou melhor, “as suas imagens falam por elas mesmas”.

  3. parabéns pelo seu trabalho! conheci o blog recentemente e já amei.

  4. Suas palavras são sempre inspiradoras, querida Karina.
    E, sempre na luta contra a violência…e pela contrução de uma soliedade com amor.

  5. Obrigada, Karina. Continuar, apesar dos pesares, é resistência e nosso maior ato de coragem.

  6. Karina, sempre leio seu blog e adoro os seus desenhos. Obrigada pela generosidade, sinceridade e amorosidade! Fico feliz e contente ao apreciar seus textos e desenhos. Grata por fazer meu dia mais feliz!

  7. Querida Karina, Quero agradecer sua escrita e tudo o que expressas através dela. As ilustrações são lindas, assim como tudo o que vc faz! Conheço seu blog desde o ano passado. Já li e reli os textos sobre doutorado… é de fato uma angústia esse processo. Obrigada pela iniciativa de doar-se na escrita e nos desenhos (antropológicos), ambos representam pessoas, vida, sociedade e política, claro. Sigamos sempre com a coragem daquelas que nunca desistem. Salve todas as Marielles, Dandaras, Cassandras… Todas são um pouco de nós! E nós somos igualmente um pouco delas também! Grande abraço!

    *LUCIENE MOCHI* Graduada em Pedagogia Licenciada em Artes Cênicas – Parfor (UEM) Especialista em Educação Especial Ma. Ciências Sociais – UEM/PR Doutoranda em Educação/PPGE/UFJF/MG Lattes: Contato: (44) 99876-9930

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s