Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

O sorriso do professor

29 Comentários

livros

“Eu quero a sorte de um amor tranquilo…”

Sempre que ouço esse verso da canção do Cazuza e do Frejat, penso nos meus livros. Não sei quando li o primeiro, mas foi paixão e foi tranquila. Os livros são “meu pão e minha comida”… Não vivo, não ando, não me entendo sem.

Na adolescência, sonhei ser presa só para ficar o dia todo lendo. Desisti, porque acordei no Brasil e não naquelas prisões norte-americanas de filme da Sessão-da-Tarde. (Que meu filho não comece a ter ideias lendo isso!)

Achei que a solução era virar professora! Eu pensava: o que mais faz um professor do que ler o dia todo?

Sei, sei que vocês estão achando que era uma ilusão. Afinal, qual é o professor que tem tempo de ler livros hoje em dia?

Eu tenho. Não foi sem luta e sem obstáculos, como toda paixão que se preze! Não gosto de xerox, nem de textos em pedaços, nem de ler só a Introdução… Às vezes um artigo, ok. Mas nada se iguala ao livro inteiro, do início ao fim, seja ficção, ensaio, infantil, seja um livro. E ainda melhor quando termina com índices onomásticos, guardas decoradas, quem sabe impresso em gráficas do Rio antigo.

Quando era pequena, achava que os professores tinham uma Estante-do-Saber onde ficavam todos os livros necessários para o ensino de uma disciplina. Antes das aulas, eles iam até essa estante e tiravam o Livro-Certo para ensinar aos alunos.

Assim que me tornei professora, tive um choque: descobri que isso não existia! Eram milhares de livros e textos aos pedaços. Como escolher? Cadê a Dona Estante que ia me dizer o que dizer para os alunos? Vinte e três anos depois, esse ainda é o pior momento da profissão: montar um curso, ter que escolher, deixar um monte de livros de fora, falar tão pouco de alguns, selecionar partes mutiladas.

E todo esse preambulo foi para chegar na mágica de Como aprendi português e outras aventuras, de Paulo Rónai. É um encanto, uma erudição despretensiosa, generosa, amiga. Cada palavra está ali anunciando o prazer de compartilhar seu conhecimento, com humor e compaixão por nós, seus ignorantes leitores. (Sim, porque ninguém vivo pode dizer que sabe ou sabia mais do que Paulo Rónai — bem, talvez o Antonio Candido e a Cleonice Berardinelli, mas deuses não contam.)

Ainda por cima, sobre o que escreve Paulo Rónai? Sobre livros! E sobre a profissão de professor — que sonho de professor ele deve ter sido… Aqui em casa estão todos com ciúmes de tanto que falo do Paulo e de como queria tê-lo conhecido e quem sabe ter sido aluna dele… Eu certamente não seria como aquelas moças e rapazes que, diante de um exercício com o verbo aller (ir, em francês), obrigaram o professor a proibir as palavras “cinéma” e “futebol”, fazendo graça com a dificuldade da turma de adolescentes para achar lugares alternativos para “ir” em suas redações.

Mergulhado no debate sobre a reforma do ensino de latim, ele é rápido no diagnóstico: “Os nossos mestres, em sua maioria, não sabem sorrir.” E por que tanta carranca e mau-humor?, ele se questiona. Porque “senão algum aluno malandro poderia lembrar-se de fazer perguntas, e adeus autoridade.” A reforma precisava começar pelo professor:

“Bem sei eu que as aulas à razão de 20 cruzeiros ou menos, a instabilidade da profissão, os pesados encargos da família não são motivos especiais de alegria. E no entanto, se me perguntassem qual a reforma mais importante de que o ensino do latim necessita, responderia que é o sorriso do professor. Apesar do espírito hostil da época, apesar de suas próprias dificuldades, ele que entre sorrindo em cada aula, que saia de cada aula sorrindo. Sorrindo como quem acaba de realizar um milagre: o de ressuscitar mais uma vez um morto, a quem, há centenas de anos, em vão querem enterrar.”

Tenho certeza de que seus conselhos não valem só para os professores de latim!

Não o conheci, mas acredito que Paulo Rónai merece as mesmas belas palavras que utilizou para falar do amigo que tanto admirava, Aurélio Buarque de Holanda:

“[uma personalidade que se define pela] falta absoluta de qualquer sectarismo, a completa honestidade, o senso da medida justa, o instinto pedagógico e, sobretudo, o bom gosto.”

Em cada linha de seus escritos, sentimos “a presença de um homem vivo”, sem “prejuízo do valor científico”, uma individualidade “vibrante, compreensiva e moderna” que observa a linguagem — e poderíamos dizer, o mundo — com a mesma “inteligente curiosidade que lhe desperta a vida”.

Que melhor definição poderíamos oferecer a um professor ou à sua obra?

Sobre o livro: Como aprendi português e outras aventuras, de Paulo Rónai, (Mec/Fundação Biblioteca Nacional, editora Casa da Palavra, ). Estava quase terminando essa leitura maravilhosa (do conteúdo à edição), quando surgiu a notícia de que o acervo de Paulo Rónai corre perigo. Precisamos todos mandar mensagens para a USP, para Brasília, para a Dilma. Precisamos mantê-lo vivo e sorrindo. É incalculável o valor da sua presença em nossa língua, em nossas salas de aulas, em nossas estantes e livrarias, enfim, em nossa história.

Sobre o desenho: A imagem acima traz um pedacinho da sala aqui de casa, e gosto dela menos pelos livros do que pelo quadro com o gato Charlie ao centro, pintado pelo Antônio quando estava no terceiro ano da escola. O desenho foi feito com canetinhas nanquim, lápis de cor e aquarela. As crianças reclamam que não estou postando desenhos novos, mas é bom todo mundo se conformar que não sou biônica… (Será que elas sabem o que é isso? Biônica é uma expressão típica dos anos 1980, quando ainda achávamos que os robôs iriam dominar o mundo.)

Sobre as pitonisas da vovó: Não pude deixar de me emocionar, também, sabendo que a história de Paulo Rónai tem tantas afinidades com a do meu avô, ambos fugitivos da segunda guerra mundial. O que isso tem a ver com as pitonisas? É que minha tia escreveu lembrando que uma delas, a Dona Alzira, causava comoção e expectativa na casa porque sempre prometia que meu avô iria encontrar seu irmão desaparecido. Infelizmente esse dia nunca chegou.Tudo indica que ele foi assassinado nos campos de concentração alemães como meus bisavós.

29 pensamentos sobre “O sorriso do professor

  1. Pingback: Entre o inofensivo e o mortífero: a delicadeza e o talento de Bel Franke | Karina Kuschnir

  2. Pingback: Sete coisas invisíveis na vida de uma professora | Karina Kuschnir

  3. Pingback: A vida simbólica dos objetos – ideia para aula lúdica (2) | Karina Kuschnir

  4. Pingback: Mente selvagem: dicas de escrita de Natalie Goldberg | Karina Kuschnir

  5. Pingback: 25 dicas para revisar textos acadêmicos (de trás pra frente) | Karina Kuschnir

  6. Pingback: Brincando de pesquisar – ideia para aula lúdica | Karina Kuschnir

  7. Pingback: Tese sem CEP. Será que dá tempo? (Parte 2/2 – Cronograma) | Karina Kuschnir

  8. Pingback: Tese sem CEP. Será que dá tempo? | Karina Kuschnir

  9. Pingback: A tese é viva, viva a tese | Karina Kuschnir

  10. Pingback: Dez truques da escrita num livro só | Mundo Bibliotecário

  11. Que lindo texto Karina!! Beijos!!

    Curtir

  12. Que leitura deliciosa …

    Curtir

  13. Pingback: Como não escrever uma carta para a seleção de mestrado | Karina Kuschnir

  14. Pingback: Dez truques da escrita num livro só | Karina Kuschnir

  15. Cara Karina,
    Descobri seu blog por meio da Cora Ronai e confesso que fiquei agradavelmente surpresa. Adorei seu texto e sua abordagem bem humorada dos temas.
    Parabéns.
    Lucia

    Curtir

  16. Querida Karina, mais um doce de texto!!! Nunca sei qual é o melhor, mas esse não dá nem pra comentar . Eu que já gosto de ler, fiquei achando que o faço muito pouco e que deveria tentar, com mais empenho, convencer os mais próximos a gostar deles, os livros, mesmo correndo o risco de perder muitos deles. Empresto, não leem e não devolvem. Por falar nisso, há alguns seus aqui comigo, já lidos e prontos para voltar a casa pátria. Muitos beijos e boa leitura!

    Curtir

  17. Lindo o texto, e linda a homenagem ao professor Paulo Rónai, mestre querido do Colégio Pedro II, onde estudei.

    Curtir

  18. Karina, o Gustavo Chiesa me recomendou seu blog e eu adorei! Li muitos posts que me divertiram e ensinaram (como em “dez lições da vida acadêmica”). Imagino que seja já redundante dizer isso a seu respeito, mas é acima de tudo muito gostoso ler as suas palavras, sempre, e estimulante: dá vontade de conseguir escrever assim tão bem. Eu, aluno de doutorado, leio muitos textos em pedaços, muitos mal escritos, e esse foi um momento realmente difícil e cansativo da fase de pesquisa “mais bibliográfica” para a tese. UFA! Um beijo grande, com carinho e admiração. Diego

    Curtir

  19. Karina, o Gustavo Chiesa me recomendou seu blog e eu adorei! Li muitos posts que me divertiram e ensinaram (como em “dez lições da vida acadêmica). Imagino que seja já redundante dizer isso a seu respeito, mas é acima de tudo muito gostoso ler as suas palavras, sempre, e estimulante: dá vontade de conseguir escrever assim tão bem. Eu, aluno de doutorado, leio muitos textos em pedaços, muitos mal escritos, e esse foi um momento realmente difícil e cansativo da fase de pesquisa “mais bibliográfica” para a tese. UFA! Um beijo grande, com carinho e admiração. Diego

    Curtir

    • que linda mensagem, Diego… muito obrigada pelas palavras tão gentis. que bom saber que a pior fase do doutorado já passou. boa sorte em tudo.

      Curtir

  20. muito bom! Obrigada pela lição.

    Curtir

  21. Adorei, Karina ! Lindo texto, linda homenagem ! (simpático o gato preto )
    Vamos torcer para que nao se perca o acervo do Paulo Ronai

    Curtir

  22. Amei, querida, mais uma vez! ♥

    Curtir

Deixe um comentário!

Descubra mais sobre Karina Kuschnir

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo