Karina Kuschnir

desenhos, textos, coisas

25 dicas para revisar textos acadêmicos (de trás pra frente)

40 Comentários

derwentp

Pessoal, um post útil pra variar! Reuni as 25 dicas de revisão que mais utilizo. Servem para resenha, livro, artigo, blog, dissertação ou tese de doutorado. São simples, mas funcionam, com a vantagem que você não precisa ser nenhum gênio do português para executar. O segredo é não pular nenhuma, por mais boba que seja. Estão divididas em três blocos, seguindo de trás para frente.

Revisando as Referências Bibliográficas – Como sempre começo a ler um texto acadêmico pela bibliografia, é a partir dela que inicio a revisão também. (Se o texto que você está revendo não tem bibliografia, pule para o item 11.)

1) Ordem alfabética – Verifico se os autores estão em ordem alfabética por sobrenome.

2) Ordem cronológica – Coloco as obras do mesmo autor em ordem de ano (do mais antigo ao mais recente).

3) Repetições – Se há várias obras do mesmo autor, substituo os sobrenomes e nomes repetidos por uma pequena linha (6 traços sublinhados).*

4) Conteúdos – Verifico se todas as referências contém data, título, cidade e editora.

5) Paginação – Volto ao início procurando itens com artigos e capítulos para ver se coloquei o intervalo de páginas específicas de cada um.

6) Links –  Em caso de links, costumo substituir urls imensas por versões reduzidas por um encurtador (tipo Google Shortener).

7) Formato – Releio tudo mais uma vez verificando se todas as informações estão no formato pedido pelo local de publicação (e isso varia muito, tipo modelo Chicago, ABNT etc.).

8) Alinhamentos –  Por último, seleciono tudo e padronizo os espaços entre linhas (1,0), os espaços entre parágrafos (12pt) e os recuos (primeira linha: 1,25).

9) Citações no texto –  Vou ao início do arquivo e faço uma busca por parênteses, isto é, aperto Ctrl-L e digito ( . Isso me ajuda a localizar citações pelo ano. A cada referência encontrada, vejo se a obra está na lista bibliográfica. É útil trabalhar com duas janelas de arquivos lado a lado, uma com o texto, outra com a bibliografia. Dá bastante trabalho, mas compensa. Evito esquecer obras inteiras nas referências e corrijo errinhos de datas (por exemplo, obras citadas como 1996 no texto e como 1997 na bibliografia). Caso existam referências em notas de rodapé ou notas de fim de texto, verifico os autores citados lá também.

10) Referências não citadas – Se for um trabalho grande, verifico tudo ao inverso, isto é, se todas as obras listadas nas referências bibliográficas estão referidas no texto. É um pouco de exagero, eu sei. Mas imaginem que só durante a impressão da minha dissertação de mestrado é que descobri que não se podia colocar autores na bibliografia que não estivessem citados na tese! Foram horas de estresse editando a lista.

Revisando o Texto

11) Limpar excessos – Começo eliminando as palavras-daninhas, aquelas que mais uso sem necessidade, tipo: eu (como em “eu vi”, por exemplo), muito, mas, mesmo, que, também, bastante, meu, minha, sempre, ou seja etc. Tento jogar fora também generalizações sem fundamento, coloquialismos, jargões, chavões e clichês (alguns exemplos aqui).

12) Eliminar repetições – Nessa primeira limpeza, busco também cortar ou substituir palavras repetidas (ou similares) muito próximas. É um desafio escrever um texto sobre objetos, por exemplo, e não escrever “objetos” a cada duas linhas! Haja criatividade. A providência seguinte é reduzir o uso de vocábulos-muleta típicos do texto acadêmico como “questão”, “crucial”, “importante”, “relevante” “etc.” etc. 😉

13) Evitar adjetivos e advérbios – Tento eliminar ao máximo o uso de adjetivos (ótimo, excelente, instigante) e advérbios (justamente, claramente, obviamente, desnecessariamente…). Deixo passar alguns quando escrevo resenhas ou comentários mais opinativos.

14) Reduzir frases longas – Outro dia sugeri aos meus alunos que revisassem seus textos com um critério bem simples: todas as frases com mais de 3 linhas deveriam ser redivididas. Foi ótimo! A chance de se enrolar com uma frase longa é bem maior do que com uma frase curta.

15) Rever citações longas – Evito ao máximo incluir extensas citações de autores nos meus textos. Sempre que consigo, traduzo suas ideias em paráfrases (ou seja, explicando o que eles querem dizer com as minhas palavras) ou utilizo citações curtas e conceitos essenciais. É uma preferência minha como leitora. Acho mais agradável ler um texto com um narrador só e não cheio de colagens.

16) Eliminar voz passiva – Frases com sujeito oculto ou indeterminado quase sempre são reflexo de um argumento ou situação de pesquisa mal esclarecidos. Nunca é demais perguntar quem faz o quê, onde, quando e como.

17) Melhorar a precisão – Reviso buscando trocar afirmações vagas, imprecisas e  relativas (como “em geral”, pouco, grande, longo, menor etc.) por informações precisas e, sempre que possível, comparativas.

18) Indicar fontes, datas e locais  – Sempre releio um texto avaliando se citei todas as fontes necessárias. Como leitora, gosto de dados específicos e de saber de onde vieram as informações, frases, imagens etc. Acho tudo mais interessante quando conheço o contexto, as condições de produção, tempo e lugar.

19) Sintetizar a argumentação – Um dos problemas mais comuns nos textos que reviso (e nos meus!) é a repetição de ideias. Já repararam? A gente se apega num argumento e fica repetindo, repetindo, de diferentes maneiras, nem sempre criativas. Pra mim, esse é um dos momentos mais difíceis da revisão: avaliar se realmente estou avançando ou apenas repisando uma ideia já apresentada ao leitor – essa pessoa enjoada e preguiçosa que nos abandona ao primeiro enfado!

20) Assumir as próprias falhas – Nem sempre dá para consertar tudo numa revisão. Aliás, nunca dá para consertar tudo numa revisão! Prefiro deixar claro as falhas que consegui identificar e suas justificativas. Mil vezes um autor consciente de seus problemas do que o arrogante-profeta-sabe-tudo.

21) Apontar caminhos – Uma das falhas de todo bom texto é que ele acaba! Por isso, dar um fechamento é tão difícil quanto começar. Criei uma formulazinha para mim mesma: procuro terminar apontando desdobramentos possíveis, numa espécie de promessa do que eu faria se pudesse pesquisar e escrever mais.

22) Rever a abertura – Depois de todo esse trabalho, ainda falta uma revisão essencial: a do primeiro parágrafo. Nada mais chato do que começar lendo: “esta tese é sobre um assunto que surgiu no tempo em que eu estudava no lugar tal da vila tal da região remota tal onde um dia nasceu a nossa senhora dos começos”.  Um pouco de criatividade, uma epígrafe, uma pergunta, uma imagem… procuro achar algo para começar que não se pareça com um formulário carimbado em três vias.

Revisando Autoria, Título e Resumo

23) Dados biográficos – Erro no nosso próprio nome é uma das piores coisas que podem acontecer numa publicação! Mas acontecem; e com frequência, porque essas informações costumam ser redigitadas. Nas provas de um artigo que publiquei recentemente, meu nome inteiro estava trocado por outro! A mini-biografia veio correta mas eu me chamava Xan-Xin-Ling!  Essa é a parte da revisão que requer maior atenção pois somos mais desatentos com o que é familiar.

24) Revisar o resumo – Taí a melhor coisa que você pode fazer para a vida de seus futuros leitores. Tem que revisar em português e em inglês. Mesmo sem dominar bem a língua estrangeira, já ajuda passar um revisor automático ou usar o tradutor do Google pra verificar errinhos de ortografia.

25) Título – Escolher um título é pra mim a pior parte de todas! Sempre deixo por último para tentar melhorar e para evitar de vir errado. Já vi acontecer até em grandes editoras.

PS1: Faltou dizer que costumo terminar padronizando fontes, espaçamentos e outros detalhes formais, mas achei que “25 dicas” soaria melhor do que 26. Espero que sejam úteis!

PS2:  Nunca é demais lembrar: ao final da revisão, procuro enviar meu texto para um leitor(a) qualificado fazer críticas – e peço que sejam sem piedade! Quando chegam as correções e sugestões, descubro duas coisas: 1) tenho uma amizade verdadeira nesse mundo (só amigo pra fazer isso nos tempos de hoje); e 2) haja força para encarar mais uma – necessária – revisão! (E isso se provou verdadeiro aqui nesse post, conforme vocês podem ler abaixo.)

* Agradeço à Eva Scheliga por avisar que o correto, pela ABNT, é substituir o nome dos autores por 6 traços sublinhados. Agradeço ao Mário Magalhães por me ensinar que a expressão “de trás pra frente” está tecnicamente incorreta. Agradeço à Franciely Ribeiro por me alertar que “junto com” é pleonasmo! (Estava no início do item 12. Agora já está corrigido.)

PS3: Esqueci de escrever aqui (na versão inicial) que o post também é para comemorar duas marcas redondas do blog: 170 mil visitas e 100 mil visitantes \o/

PS4: Listinha de livros para quem gosta do tema da escrita e de ver como os escritores profissionais lidam com as próprias dificuldades:
– “Truques da Escrita”, de Howard S. Becker (ed. Zahar) – mais nesse post.
– “O espírito da prosa”, de Cristovão Tezza (ed. Record) – mais nesse post.
– “Sobre a escrita”, de Stephen King (ed.Suma)
– “Palavra por Palavra”, de Anne Lamott (ed. Sextante)
(Tentando citar apenas quatro para não exagerar nas referências… assim vocês não percebem que sou obcecada pelo tema.)

 

E para quem se interessa pelo mundo acadêmico: o blog tem posts sobre brincar de pesquisar, sobre o tempo pra fazer a tese – parte 1 e parte 2como explicar sua tese, dicas para aproveitar a defesa de doutorado e outros textos sobre minhas experiência na importância de escutar, nos truques da escrita, na elaboração de uma carta para a seleção de mestrado, na escrita de projetos, nas defesas de tese, nas dores de não passar, na falta de tempo, no ensino de antropologia e desenho, no aprender a desescrever, nas agruras de ser doutoranda, na vida dos alunos, no sorriso do professor, nas lições da vida acadêmica, na importância de não ser perfeito e nas muitas saudades de Oxford 1, 2, 3 e 4!

Sobre a imagem: Desenho de uma canetinha Derwent (e de seu estojo, que ficou pequeno) que ganhei no encontro dos Urban Sketchers em Manchester. Usei a própria caneta desenhada para fazer as linhas pretas. O papel é a folha de rosto cinza de um caderninho Fabriano que comprei no evento. A parte branca foi feita com lápis de cor e caneta posca. O desenho veio a calhar, pois já estava pronto quando resolvi escrever o post. Nada como uma canetinha preferida na hora de fazer uma revisão, pois sempre que posso trabalho com papel à mão.

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40 pensamentos sobre “25 dicas para revisar textos acadêmicos (de trás pra frente)

  1. Karina!! como fazer pra você ser minha orientadora???? 😀

    • Hahahaha, misteriosa P., adorei! Fui clicar no seu nome e surgiu um blog muito legal — parabéns! Olha, não conta para ninguém, mas eu pedi pra sair da pós-graduação para ter mais tempo para pesquisar… Mas se você quiser orientação por aqui, me manda umas perguntas que eu respondo! Já me ajudaria a ter ideia para o próximo post! 😉

      • Oi!! é Paula, prazer 😉
        Que bom que gostou do blog, não sou muito assídua, é verdade, mas gosto de despejar coisas vez ou outra.
        Poxa!! que pena (para os pós graduandos) que saiu da pós kk.

        Ideias para o próximo post… se nao for abusar, poderia falar um pouco sobre a qualificação? o que esperam de uma quali e o que nós alunos devemos esperar dela?

        Grande abraço!!!

      • Obrigada pela ideia de post, Paula, é um ótimo tema! Vou escrever sim, pode deixar. beijo ♥

  2. Pingback: A vida simbólica dos objetos – ideia para aula lúdica (2) | Karina Kuschnir

  3. Dicas bacanas, compartilhei no Facebook, inclusive. Mas, afinal, por que a expressão “de trás para frente” está tecnicamente incorreta?

    • Ah, boa pergunta, Gleydson. É incorreta se levarmos em conta a numeração de um livro. Por exemplo, a página 1 está mais atrás do que a página 50 (que está à frente). Portanto, se eu começar da página 50 para a página 1, estou andando de frente para trás! hahaha ☻ é divertido pensar nisso, né? obrigada pela visita!

  4. Pingback: Mente selvagem: dicas de escrita de Natalie Goldberg | Karina Kuschnir

  5. Olá Karina, muito bom o texto, vou começar acompanhar seu blog.

    Obs: Observei um erro comum em sua escrita, “junto com” é pleonasmo.

    Se servir de dica, vc poderia criar posts sobre pontuação, confesso que a vírgula é minha maior inimiga nos textos e eu adoro escrever.

    • Muito obrigada, Franciely! Já corrigi no texto e coloquei um agradecimento a você lá. ♥ Adorei a sugestão do post sobre pontuação: será um desafio! A dica 14, de cortar todas as frases com mais de três linhas, já é um começo… beijo☺

  6. Muito essas explicaçoes e uteis.

  7. Muito bom, Karina. Fico me perguntando como você pode dar conta de tanta coisa… e ainda desenhar e aquarelar…. Um tema para um próximo post. Vc já escreveu sobre isso, mas não sobre a sua receita pessoal.

    • Obrigada, querida! A minha receita é simples: há trabalhos que, mesmo difíceis, me recarregam; outros que me desgastam e cansam. Escrever e desenhar para o blog está no primeiro tipo! Mesmo que às vezes (na maioria delas) eu tenha que ficar trabalhando de madrugada… 😉 Mas anotada a sua sugestão! Vou tentar.

  8. Não obstante o caráter relativamente profícuo do referido receituário em seu contexto específico,cumpre notar o seu sentido inconfesso,enquanto reflexo do pragmatismo científico aplicado à linguagem,cujos corolários são o utilitarismo e o reducionismo verbais. Tal gramática de revisão revela-se como o obituário da plurivalência imagética,sonora e semântica da expressividade verbal. (…)

  9. Muito bom, Karina!
    bj

  10. Gostei do material, parabéns! Prático e objetivo.

  11. Karina, você é phoda! Sem mais.

  12. Maravilhoso, Karina. Vou mandar para os meus orientandos. Beijos saudosos, Tatiana

  13. Vai direto pros meus orientandos. Obrigada Karina!

  14. Mais um post para salvar e divulgar para todos os conhecidos. Grata, Karina! Só um pequeno adendo, se me permite: no item 3, sugiro adotar 6 em lugar de 5 traços contínuos, só para ser mega fiel à ABNT. 🙂

    • oi Eva, super obrigada pela visita e pela correção! Vou acertar lá no texto. E vou colocar um agradecimento a vc porque, além desse reparo bem-vindo, um post seu no fb de algum tempo atrás me animou a escrever esse (além do fato de ter começado a oficina de escrita lá no ifcs). bj ♥

  15. Bacana. Mas um gerenciador bibliográfico, tipo Mendeley, eleminaria a metade do trabalho.

    • Oi Fabi, muito obrigada! Usei por alguns meses o Mendeley e outros (até fiz a ressalva para os leitores do fb). Mas sempre acabo deixando de usar por algum motivo: seja porque não funciona quando eu mais preciso, seja porque dá tanto trabalho para configurar que desisto. Você usa o Mendeley para tudo e dá certo? (Talvez por eu ter feito minhas teses antes desses sistemas existirem, hoje em dia não tenho mais trabalhos tão grandes para escrever…)

  16. Como sempre, as dicas são ótimas! Mas o melhor mesmo é sua vontade de sempre compartilhar. Muito obrigada!
    Bjs T

  17. Karina, adorei as dicas. Gosto muito do seu blog e dos seus desenhos!

  18. Vou guardar para quando chegar a altura de rever. Obrigada Karina. Sempre sugestões úteis nesta área.

  19. Bom dia, Karina! Foi ótimo ler e saber que algumas dessas preciosas dicas eu já havia internalizado nas minhas ações como autor. Contudo, uma significativa parte delas eu não pratico de forma tão concisa. Obrigado por partilhar essas ótimas sugestões e parabéns pela marca do blog!

    • Que bom, super obrigada! Sim, muita coisa é puro bom senso… tentei não censurar as mais óbvias porque poderiam ser úteis para alunos que estão chegando na área.

  20. Fantástico post!
    Atenção que encurtar links poderá criar problemas de acesso no futuro, pois há encurtadores que criam links apenas temporários.

    • oi Rita, muito obrigada! Puxa, vou rever esse ponto então. Costumo usar o encurtador do Google porque os links ficam armazenados lá para sempre. Mas talvez seja um risco mesmo… Vou tentar tirar essa dúvida e te falo. 🙂

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